
Notícias de Angola – PGR vai reavaliar imunidades de Manuel Vicente
As imunidades que protegem o ex-vice-Presidente, Manuel Vicente, de processos judiciais vão ser reavaliadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Até agora, o ex-vice-Presidente da República e antigo dirigente da Sonangol, cujo nome tem surgido envolvido em vários escândalos de corrupção tem estado a salvo das investigações criminais, com base na Constituição que concede uma imunidade aos antigos titulares deste cargo, que só terminaria cinco anos após o fim do mandato, em Setembro de 2022.
Mas, segundo uma fonte judicial a que a Lusa acesso, a PGR vai pedir uma reavaliação jurídica do estatuto do vice-Presidente “para analisar a situação e ver até que ponto está protegido ou não”.
No entendimento de alguns juristas, como Rui Verde, a PGR tem feito uma “interpretação errada da Constituição” no que se refere às imunidades de ex-titulares do poder público.
Os cinco anos só contariam se se quisesse abrir um processo no tempo em que ele [Manuel Vicente] era vice-Presidente”, o que não acontece em relação às alegações que têm sido noticiadas pela imprensa, disse o jurista numa entrevista em Outubro.
O nome do antigo presidente da petrolífera Manuel Vicente, que foi investigado em Portugal, surge ligado à empresa CIF (China International Fund) e ao desvio de milhões de dólares da Sonangol.
Segundo Rui Verde, a imunidade que está estabelecida no artigo 127.º da Constituição da República de Angola (responsabilidade criminal) aplica-se apenas a crimes praticados no exercício das funções. “Neste momento, não estamos a falar de Presidente e vice-Presidente, e sim de ex-Presidente [José Eduardo dos Santos] e ex-vice Presidente [Manuel Vicente] e aí não se aplica este artigo 127.º. Julgo que tem havido alguma confusão neste aspecto”, destacou na altura o jurista e professor de Direito.
Manuel Vicente, que é actualmente deputado do MPLA, encontra-se a residir no Dubai desde Junho, invocando motivos de saúde, ausência que foi comunicada à Assembleia Nacional e que se encontra justificada, segundo uma fonte parlamentar.
A mesma fonte acrescentou que Manuel Vicente tem participado nas sessões plenárias através de videoconferência.
Lusa
Leia Também

Tribunal Constitucional reprova processo de destituição do Presidente da República
Janeiro 8, 2024
Governantes de Malanje serão detidos nos próximos dias por lesarem milhões ao Estado
Janeiro 8, 2024
