Quinta-feira, outubro 1, 2020

Sonangol abre concurso público para desfazer-se de um activo e três participações

Notícias de Angola – Sonangol abre concurso público para desfazer-se de um activo e três participações

O Informativo Angolano soube que, das 27 empresas do universo Sonangol, cujo processo de privatização estava previsto para arrancar em 2019, a petrolífera estatal anunciou o arranque da privatização em menos de metade.

A Sonangol está a anunciar, desde o início desta semana, a abertura de concursos públicos para a alienação de uma unidade hoteleira e de participações em 3 empresas de apoio à exploração de petróleo no País.

Trata-se da venda do Hotel Suite Maianga, de 10% da participação na Fouton, empresa que actua no ramo imobiliário, de 30% do capital na sociedade de serviços de apoio à perfuração (Sonaid) e de 99% do capital na companhia de serviços marítimos, Sonasurf limitada.

Nos anúncios publicados no Jornal de Angola podem encontrar-se informações de interesse dos potenciais investidores interessados nos activos e participações que a petrolífera nacional pretende alienar, tais como prazo limite de entrega das candidaturas e valor das cauções provisórias, que variam entre 30.000 USD pelos 30% da participação da Sonaid até aos 2.250.000 USD de caução no caso da unidade hoteleira.

A Sonangol anunciou, na última semana, que encerrou a 30 de Janeiro o concurso público para alienação de 7 das suas agências de viagens, com sede em Luanda, Lisboa (Portugal), Houston (EUA) e Londres (Reino Unido).

De acordo com o comunicado, que não revela se houve ou não interessados, o processo de concurso público teve início a 20 de Dezembro de 2020.

O Expansão consultou as edições do Jornal de Angola, o site do IGAPE bem como o site da Sonangol e não encontrou qualquer anúncio sobre o arranque da privatização dos referidos activos, o que significa que se a Sonangol na verdade não publicou no País o arranque do concurso para apenas anunciar no fim a venda pode colocar em xeque a transparência do processo, bem como o princípio de disponibilizar a todos os interessados, a nível nacional e internacional, a informação sobre o concurso público.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: