BNA garante que reformas do sistema financeiro tem impacto na vida das famílias

BNA famílias

Notícias de Angola – BNA garante que reformas do sistema financeiro tem impacto na vida das famílias

O Administrador Executivo do BNA, Miguel Bartolomeu Miguel, releveu nesta segunda-feira, 11 de Abril de 2022, em Luanda, que as reformas que o executivo tem implementado no sector financeiro angolano está produzir impacto na vida das famílias e dos operadores económicos.

O governante que falava na abertura do terceiro ciclo de seminário dirigido à jornalistas económicos, no auditório Macuta do BNA, apontou a implementação do Aviso n.º 10/2020, revogado agora pelo Aviso n.º 10/2022, “mais inovador”, como exemplo real, por ter permitido desembolsar um total de 29 novos créditos ao sector real da economia, até fevereiro de 2022.

Com os créditos concedidos até fevereiro, avança ainda Miguel Bartolomeu Miguel, perfaz-se um total de 516 créditos, dos quais 432 com desembolsos efectivos. “Em termos de valor financeiro, o crédito concedido corresponde ao total de 858,27 mil milhões de kwanzas (equivalente a USD 1 728,30 milhões)”, referiu.

Acrescentou ainda que o montante desembolsado pelos bancos comerciais até Fevereiro de 2022 totalizou 542,49 mil milhões de Kwanzas (equivalente a USD 1 092,41 milhões), representando um acréscimo de 26,21 mil milhões de kwanzas (5,08%) face a Janeiro de 2022.

Disse ainda que a economia angolana regista actualmente um funcionamento normalizado do mercado cambial, que oferece maior segurança, previsibilidade e acesso desburocratizado as entidades que necessitem de moeda estrangeira para honrar compromissos legítimos com o exterior, impulsionar negócios ou suportar encargos pessoais.

Apontou ainda a estabilidade das reservas internacionais estando a cobrir perto de 11 meses de importação de bens e serviços.

Fonte: Correio Kiianda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: