Domingo, março 29, 2020
ANUNCIO

Angola prepara emissão de dívida soberana no valor de 3 mil milhões de dólares

Notícias de Angola – Angola prepara emissão de dívida soberana no valor de 3 mil milhões de dólares

Angola prepara-se para fazer uma emissão de dívida soberana de até 3 mil milhões de dólares para financiar o défice orçamental, que deverá aumentar devido à queda dos preços do petróleo, segundo um despacho presidencial.

De acordo com o decreto presidencial com data de quarta-feira, consultado hoje pela Lusa, a ministra das Finanças fica autorizada a nomear os bancos que vão tratar da operação que ronda os 2,8 mil milhões de euros, mas não são fornecidos detalhes sobre os prazos.

A dívida atual nestes títulos de dívida soberana ronda os 8 mil milhões de dólares (cerca de 7,4 mil milhões de euros), e é detida maioritariamente por investidores europeus e norte-americanos, que procuram nos títulos angolanos taxas de juro elevadas que compensem a falta de remuneração dos títulos ocidentais.

A taxa de juro exigida pelos investidores para transacionarem dívida pública angolana com maturidade em 2025 subiu 1,6 pontos base desde o início de março, para 23,52%, num contexto de descida dos preços do petróleo para níveis históricos e de propagação do novo coronavírus, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

O preço do barril de petróleo estava hoje a transacionar a cerca de 25 dólares o barril, menos de metade dos 55 dólares previstos no orçamento para este ano.

A dívida pública de Angola tem vindo a subir sustentadamente, não só devido às emissões de dívida, mas também à depreciação do kwanza no ano passado, elevando o rácio da dívida sobre o PIB para mais de 100% no final do ano passado.

RelacionadoPostagens

Mais Vistas

Newsletter | INFORMATIVO ANGOLANO

Digite seu endereço de e-mail para assinar este Portal e receber notificações de novas postagens por e-mail.

%d bloggers like this: