Notícias de Angola – Bancos BIC e SOL bloqueiam contas da Igreja Universal
Os bancos Sol e Bic bloquearam as contas da Igreja Universal até que se resolva o impasse entre pastores dissidentes e a direção da igreja brasileira.
Uma reportagem do Jornal da Record, da emissora de propriedade do bispo Edir Macedo, diz que o bloqueio das contas foi um “golpe financeiro orquestrado por pastores angolanos”.
Acrescenta que os pastores rebeldes se apresentaram aos bancos com ata falsificada da igreja qualificando-se como responsáveis pela movimentação das contas.
De acordo com a reportagem, o bloqueio das contas só poderia ter ocorrido por decisão judicial.
Um terceiro banco, o Atlântico, teria negado a atender os dissidentes.
Acompanhado de perto pelo governo angolano, o caso da Igreja Universal está tramitando na Justiça, em inquérito aberto pela Procuradoria Geral.
Honorilton Gonçalves diz haver um “complô” contra os brasileiros, embora o alvo dos pastores angolanos sejam apenas os sacerdotes da Igreja Universal oriundos do Brasil.
A Universal tem usado toda sua influência no governo brasileiro para pressionar as autoridades de Angola a agirem com rapidez contra os dissidentes.
Jair Bolsonaro enviou uma carta ao presidente de Angola, João Manuel Lourenço, e senadores brasileiros viajarão em agosto para defender os interesses da Universal.
Os dissidentes anunciaram a criação da Igreja Universal Reformada. Argumentam que os templos não pertencem à administração brasileira, mas aos fiéis.
Representantes do governo angolano afirmam que o controle dos templos tem de ser devolvido aos brasileiros, mas também admitem haver indícios de crimes financeiros por parte da Universal.