Notícias de Angola – Candidatos com nota igual ou superior a 16 passam no concurso da AGT
A Entidade Recrutadora Única (ERU) divulgou, em conferência de imprensa realizada em Luanda na quarta-feira, que os candidatos que obtiveram uma nota igual ou superior a 16 valores passam para a segunda fase do concurso público para ingresso na AGT. A lista de classificação será publicada na quinta-feira, como definido nos termos de referência do concurso.
O coordenador da ERU, Nazaré Almeida, enfatizou a importância da transparência na execução do concurso público e esclareceu o papel da ERU na administração e gestão dos concursos públicos. Além disso, a lista de classificação foi divulgada para esclarecer a opinião pública sobre as etapas e diminuir as incompreensões.
Concurso AGT: Resultados da primeira fase divulgados
O concurso público de ingresso externo na AGT foi anunciado pelo Ministério das Finanças em 11 de janeiro e visa preencher as 360 vagas disponíveis na categoria Técnica Média Tributária de 3ª Classe do regime especial (Carreiras Tributárias) a nível dos Serviços Centrais e dos Serviços Regionais Tributários.
AGT: Concurso público de ingresso externo para 360 candidatos
Coordenador da AGT reforça transparência e esclarece papel da ERU no concurso público
De acordo com o coordenador da ERU, foram recebidas 239.816 candidaturas, das quais apenas 146.875 foram validadas e 81.502 candidatos realizaram o teste psicotécnico online, o que representa 56% do número total de candidaturas. O concurso de ingresso externo foi aberto aos cidadãos que não possuem vínculo definitivo com a Função Pública e àqueles que, possuindo vínculo definitivo, não fazem parte do órgão, organismo ou serviço que promove o concurso público.
Concurso AGT: Vagas por província e número de candidaturas
As vagas disponíveis nas “funções das necessidades de cada província” estão repartidas nas 5ª, 6ª e 7ª Regiões Tributárias, cobrindo as províncias de Cunene, Cuando Cubango, Cabinda, Bié, Namibe, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Benguela, Malanje, Huambo e Cuanza Norte, totalizando 310 vagas para a especialidade “aduaneira e fiscal”, 40 para “controlo e tratamento de imagem” e 10 para a “informática”. As províncias de Luanda e Bengo contabilizam um total de 51 vagas.
Para aqueles candidatos que foram excluídos e acharem a exclusão injusta, devem enviar suas reclamações até a próxima segunda-feira, a partir das contas SEPE. A ERU reforça a importância de transparência e justiça no processo de seleção de candidatos e espera que o concurso público para ingresso na AGT seja bem-sucedido. A divulgação da lista de classificação na quinta-feira será uma importante etapa no processo seletivo e é aguardada com grande expectativa pelos candidatos.
Para mais informações: Concurso AGT