Quinta-feira, outubro 29, 2020

ITEL faz apresentação pública de plataforma de ensino à distância

Notícias de Angola – ITEL faz apresentação pública de plataforma de ensino à distância

No âmbito das jornadas comemorativas dos 45 anos da independência nacional, o Ministério da Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através do ITEL, (Instituto de Telecomunicações), lançou, na manhã de hoje, a mais recente plataforma de ensino a distância, elaborada naquela Instituição de ensino.

O acto acolheu várias entidades do país, dentre estas, o Ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, a Ministra da Educação, Rosa Grilo, o secretário de estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira e o Director Geral do ITEL, André Pedro.

A par do lançamento desta plataforma que vai permitir com que os alunos, e sobretudo aqueles que são do grupo de risco, tenham aulas a distância, o certame serviu também para, de forma oficial, incluir a página do ITEL no SEPE (Serviços Públicos Electrónicos).

Segundo fez saber o ministro, ” Ao longo dos últimos anos, o ITEL tem servido de uma mola impulsionadora do mercado, com os quadros técnicos médios, nas áreas das Telecomunicações e Tecnologias de Informação”.

O ministro fez o seu pronunciamento com relação a condição de internet no país, afirmando que o país tem o programa de banda larga que está a ser implementado com o objectivo de melhorar a acessibilidade da internet- uma conexão através dos cabos submarinos assegurados pela Angola Cables e a Angola Telecom.

“Temos em carteira a construção de um satélite que visa alargar o acesso gratuito à internet em todo o país” .

O Director Geral, André Pedro, garantiu que o ITEL tem agora disponível uma secretaria electrónica, a plataforma de ensino a distância, e o laboratório virtual.

A Ministra da Educação, Rosa Grilo, louva a iniciativa do ITEL, pelo facto da plataforma ter sido desenvolvida no seio dos estudantes.

Segundo a Ministra, a iniciativa visa também apoiar as demais escolas existentes no país e garante que, estão criadas as condições de infraestrutura tecnológica nas escolas, para o arranque das aulas a distância, começando pelas escolas com fácil acesso à internet.

Garantiu ainda que, o governo, em parceria com a indústria, vai permitir com que os laptops, desktops e smartphones sejam adquiridos a preços mais acessíveis, de forma a dar a possibilidade de qualquer um adquirir um destes aparelhos.

Esta experiência do ensino a distância do ITEL, que já tem longos dias de experimentação, já conta com 210 aulas ministradas. Embora esta iniciativa ter aparecido para colmatar o problema da pandemia, este é um projecto que veio para prevalecer, disse o Director do ITEL.

Portal De Ti

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: