Notícias de Angola – MED: Ministério da Educação suspende exames nacionais
O Ministério da Educação (MED) suspendeu, ontem sexta-feira, os exames nacionais previstos para o ano lectivo 2019, devido aos constrangimentos vividos na sua preparação.
Em nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, o MED adianta que o contexto sócio-econômico e questões de natureza geodemográficas do país não permitiram que se criassem, dentro do tempo previsto, todos os pressupostos objectivos para a reactivação dos exames nacionais.
Os exames nacionais são destinados a alunos das classes de transição, nomeadamente da 6ª e 9ª classe.
O processo de exames nacionais já existia no sector de Educação até finais dos anos 80. Esse método foi interrompido devido a guerra.
No seu documento, o MED adianta que os exames nacionais configuram um acto de afirmação e identidade nacional em que todos se revejam, razão pela qual a Comissão Nacional responsável deve continuar os trabalhos técnicos, sempre em articulação permanente com os directores dos Gabinetes Provinciais da Educação, autoridades locais e tradicionais, parceiros sociais e com a sociedade em geral”, lê-se no documento.
Avança que, neste sentido, compete aos Gabinetes e Secretaria Provincial da Educação operacionalizar o processo da avaliação das aprendizagens dos alunos nas classes terminais nos mesmos moldes em que vêm sendo realizado ao longo dos últimos anos lectivos.
Para o presente ano lectivo, o MED conta com 10.608.415 alunos no ensino geral.