Skip to content Skip to footer

Máfia no concurso público da AGT

Notícias de Angola – Máfia no concurso público da AGT

Caso concurso público da AGT: Nos vários locais públicos e esferas privadas circulam boatos e nós muitas vezes entrámos na conversa para dar um parecer e nos envolvemos na conversa. Essas conversas muitas vezes carecem de um bom filtro para se conseguir tirar alguma informação credível.

Ora, foi anunciada aos 10/01/2023 a abertura de um Concurso Público para o preenchimento de 360 vagas na AGT – Administração Geral Tributária de acordo com o despacho n.°10 GMF- FOLLOW MINFIN/2023. No anunciou feito pela AGT na sua página oficial do Facebook, os documentos necessários para a primeira fase eram Bilhete de Identidade, Certificado de Habilitações e requerimento dirigido à Ministra das Finanças “Vera Daves”, sendo que a inscrição seria feita via portal www.sepe.gov.ao conforme anunciado. Até aqui tudo normal.

Sendo a AGT a segunda maior entidade pública de enteresse de qualquer cidadão nacional em conseguir uma vaga de emprego garantindo estabilidade financeira depois da Sonangol, não seria novidade para ninguém que houvesse máfia para se conseguir uma vaga. É só vermos o que aconteceu recentemente na entrada do recrutamento para o SIC que até o princípio de Fevereiro foram movimentados vários envelopes e que só os que têm peixes graúdos na corporação e os que puderam pagar uma boa quantia conseguiram ver os seus nomes na lista e viram-se aptmos para os exames médicos e hoje estão a sentir-se garantidos. Bom, voltando ao caso da AGT, foi o que também aconteceu; mas vamos aqui começar a perceber como foi arquitectada a primeira fase da coisa!

O anúncio foi feito no Jornal de Angola no dia 10/01/2023 e apenas no dia 18/01/2023 a ENAPP deu início ao processo Nacional de Recrutamento. E surge a primeira pergunta: por quê a abertura no dia 18 de Janeiro?! R: Bem, o pessoal da ENAPP e os responsáveis da AGT, sabem que precisam jogar bem com as datas, cartas e recomendações, porque precisam de distracção e evitar que qualquer problema seja motivo de escândalo, então jogaram com a data do dia 14 de Fevereiro (dia dos namorados) e porque dias depois viria o Carnaval. Foi por esse motivo que, deram exactamente 20 vinte) dias úteis a partir do dia 18 de Janeiro para que terminasse exactamente no dia 14 de Fevereiro – uma data de distracção – e assim, conseguissem baralhar os processos. Porque se quisessem um processo NORMAI, atendendo a Entidade AGT, dariam 30 (trinta) dias e eliminariam antes algumas deficiências que veremos a seguir.

A inscrição seria feita através do portal do SEPE.gov.ao mediante um preenchimento de dados para o registo do candidato em que, uma informação anormal anularia a candidatura. Aqui entra a segunda parte da jogada!

Depois das datas, vêm os níveis de dificuldades para se candidatar. O portal do SEPE é ainda muito deficiente e em parte, pensa-se também que essa deficiência é prepositada. Quem se candidata tem de antes criar um CURRÍCULO ONLINE em que os dados não são completamente salvos e que a medida que o candidato nota que não salvou completamente as informações, ao EDITAR gera um novo CURRÍCULO e quando perceberes, na tentativa de criares 1 (um) CURRÍCULO, acabas tendo 10 (dez) currículos e todos incompletos, o que te deixa embaralhado em qual usares para a candidatura, que ao enviares a tua candidatura não será validada. Esse é um esquema, que a solução está por trás onde os profissionais da área conseguem facilmente cadastrar qualquer candidato.

Ou seja, muitos dos que disserem ter conseguido cadastrar e enviar a sua candidatura com sucesso, tiveram alguma ajudinha extra, porque a ideia aqui é reduzir ao máximo o número de inscrições para facilitar a negociata das vagas.

Ainda nesse processo de candidatura, na fase de registo há mais um esquema bem PATENTE que se traduz na anulação indirecta das candidaturas dos que fizeram o Curso de Ciências Físicas e Biológicas. Aqui está um esquema que rende muito aos mais interessados a venderem vagas da área de CONTROLO E TRATAMENTO DE IMAGEM.

A maior parte dos angolanos que fizeram e concluíram o ensino pré-universitário (PUNIV), ou seja, o curso de Ciências Físicas e Biológicas. Logo, a área com maior volume de candidatos ou procura de vaga é de Controlo e Tratamento de Imagem que tem disponível apenas 40 (quarenta) vagas e que, na sua maioria, recorrem os que fizeram o curso de Ciências Físicas e Biológicas, também, por ser a primeira vez que é especificado, esse curso e dado essa oportunidade num Concurso Público de maior interesse.

E aí vem a pergunta: onde está o problema da vaga de Controlo e Tratamento de Imagem e o que tem a ver com os candidat d Físicas e Biológicus? Resposta: Você não pode pedir passaporte e esperar que as pessoas viagem com Bilhete de Identidade!

Quando o candidato vai se inscrever no portal do SEPE, na área da Formação Académica, nos Cursos não aparece a opção – Ciências Físicas e Biológicas. Aparece “Ensino de Ciências, opção Física”, “Ensino de Biologia”, “Ensino de Ciências, opção Biologia”, “Ensino de Ciências, Opção Química” e isso não é a mesma coisa!!!

Ensino de Biologia é diferente de Ciências Físicas e Biológicas, tal como Ciência da Computação é diferente de Engenharia Informática!!! E muitos não conseguiram se inscrever porque não tinha essa opção disponível no portal do SEPE e o pior é que não existe, pelo menos, um campo opcional (editável) para permitir o próprio candidato preencher CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, visto que é seguramente o Curso Médio com maior número de Candidatos.

E o pessoal da ENAPP tem noção do que fez e sabe realmente como o pessoal da AGT é solicitado e como à corrupção activa é para entrar nesse esquema que a ministra Vera Daves deve travar!!!

A AGT não é uma entidade qualquer e esse esquema deve ser desmontado o mais rápido possível, porque além dos que não puderam se inscrever por esse motivo, tem os que selecionaram outros Cursos e que não devem ser validados porque, a título de exemplo, Ensino de Ciências, opção Biologia é diferente de Ciências Físicas e Biológicas, visto que no Curso de Ciências Físicas e Biológicas tem a Cadeira de GEOMETRIA DESCRITIVA, INFORMÁTICA e MATEMÁTICA, e em Ensino de Biologia, opção Biologia não tem essas cadeiras técnicas.

Até aqui, conseguimos perceber que existe muitos problemas na contratação pública e ainda vamos mostrar mais um problema.

O anúncio público apresenta três áreas a recrutar, das quais: ADUANEIRA E FISCAL, INFORMÁTICA & CONTROLO E TRATAMENTO DE IMAGEM.

Se o Curso de Informática é para quem se vai candidatar na área de ESPECIALIDADE INFORMÁTICA “por quê na área de ESPECIALIDADE CONTROLO E TRATAMENTO DE IMAGEM, voltam a solicitar Informática? Resposta: É bem fácil perceber que isso está estruturado e bem desenhado para ser como as solicitações dos envelopes. Quando o anúncio saiu no dia 10 de Janeiro, movimentaram uma equipa da corrupção activa para estudar como DEFRAUDAREM O ESTADO e tirarem proveito pessoal nesse período de uma semana após os anúncios e cozinharam todo esse processo, mas esqueceram que o plano não foi perfeito, porque deixaram muitas lacunas.

Os outros cursos que aparecem aí para candidatura de ESPECIALIDADE CONTROLO E TRATAMENTO DE IMAGEM é tudo BUNGLE BANG, porque apenas os que fizeram Informática serão enquadrados se o processo continuar; visto que, 10 (dez) vagas de Informática serão transformadas em 50 (vagas) contando com as 40 (quarenta) vagas do Controlo e Tratamento de Imagem, por isso, solicitaram o mesmo CURSO (Informática) em ambas as áreas, coisa que não faz qualquer sentido, por isso é bem visível esse esquema!

E podem ter certeza que, nesse momento, as equipas de TI devem estar a mexer no sistema para corrigir isso, mas já milhares de cidadão insatisfeitos fizeram PRINTS desses fracassos descritos aqui.

Estive no Governo Provincial de Luanda como tem sido nas nossas rotinas diárias, através de algumas conversas, fiquei a saber que algumas pessoas serão transferidas para a AGT (através de pedidos especiais e cartas de pessoas influentes) e que as suas candidaturas foram acauteladas por técnicos responsáveis do SEPE/ENAPP.

Alguém que eu conheço muito bem, pessoalmente me disse que e sua candidatura e de mais uns dos seus primos foram feitas pelo seu irmão que trabalha no SETIC – Órgão do Ministério das Finanças, que prometeu inclusive fazer tudo para lhes garantir uma vaga, nem que fosse para ser ele a fazer a sua prova, já que tudo será feito ONLINE e ninguém saberá quem fez a prova de quem.

Ainda na mesma conversa, confidenciaram a informação de que, um grupo de pessoa de um outro bisno que não dependerá dos peaidos das cartas – terá acesso ao gabarito dos exames, e esses serão os responsáveis a fazerem tudo na Plataforma do SEPE.

Para isso, terão de constar numa lista em que as credenciais de acesso lhe serão passadas, ou seja, todos que estiverem no bisno vão disponibilizar as suas credenciais para os operativos fazerem todo trabalho, usando principalmente a Internet rápida desses ministérios para não ter problema de queda de sinal no momento.

Pelo menos foi assim que alguns conseguiram estar inscritos com sucesso, porque tiveram pessoas fizeram tudo para eles.

Muitos que já trabalham no sector público vão sair apenas de uma entidade para outra, o que quer dizer que, pouca gente nova entrará para o sector público – e os que entrarem será com base nos esquemas, porque se trata da AGT.

Outra informação dá conta que, governadores, administradores, PCA’s, directores de Instituições Públicas e até alguns deputados, já movimentaram meios de acordos para garantirem uma vaga para os seus familiares e amigos.

A ideia é que, se tudo passar no barulho até a primeira fase e já na segunda será bobeira, porque não se vai levar em conta as competências profissionais, qualificações, formações, experiência ou não de trabalho, mas sim apenas a garantia de ser maior (com idade igual ou superior aos 18 anos), ter Bilhete de Identidade original válido e Certificado de Habilitações válidos, visto que o restante não será comprovado como CERTIFICAÇÕES & COMPETÊNCIAS/APTIDÕES na área de Candidatura.

Isso é o que nos mostra o péssimo atendimento a maus is sorviços que nos apresentaram, porque colocam pessoas que, basta saber ler e escrever, é tudo por ser familiar de algum dirigente ou de um empresário que comprou vaga para oferecer aos seus sobrinhos e filhas que não percebem de absolutamente nada!

Quando soube desse anúncio, visto que era previsível as manobras, nalgumas vezes ajudei algumas pessoas a se cadastrarem apenas no portal para terem acesso. Quando começaram alguns bate-bocas, comecei a frequentar com mais fluência instituição públicas e muito se falava do Concuso Público da AGT que já agoniava, porque muitos já nem um pouco de esperança tinham nem motivação para tentarem pelo menos concorrer.

Se as coisas fossem claras e transparentes, estaríamos nesse momento a falar de inscrições à margem de de mais de 1 milhão de candidatos, porque não há um sítio onde mais as pessoas gostariam de ter um emprego, nesse momento, do que na AGT, porque concursos na Sonangol só no binóculo!

Fico indignado por tentar ajudar algumas pessoas que deviam estar a concorrer juntamente, mas por causa dos gananciosos da ENAPP/AGT e outros, que mesmo já trabalhando no sector público, ainda foram admitidos a concorrerem ao Concurso da AGT; ou seja, emprego para quem já tem emprego… A mesma coisa das casas conseguem casas os que já têm casa!

Sai 14 dos namorados, entra Carnaval e lá

no fundo estão a aproveitar mexer nos pauzinhos. Não vamos ficar distraídos com essas coisas, porque o mais importante está passar nos grupos do WhatsApp e Telegram, ná muito assunto rolando sobre esses esquemas e muita gente está distraída, achando que não conseguiu se inscrever só por causa do problema de Internet, quando até os profissionais de TI SEPE sabem o que têm feito.

Como uma pessoa vai se candidatar com mais de 12 Currículos Online se nenhum está concluído e se você só criou 1 Currículo, e os outros são rascunhos e armadilhas para te fazer reprovar de imediato na primeira fase!

Por mim, isso devia ser anulado e tinham de criar primeiro as condições no portal do SEPE e mostrarem com transparência todo o processo, porque a apresentação que fizeram para ser guia funciona de forma diferente da real.

DESAFIO

Metam a ministra VERA DAVES, ou por iniciativa própria, a simular um Cadastro sem ajuda de nenhum profissional de TI, para a mesma ver até aonde vão as intenções dos nossos dirigentes e para a mesma avaliar se caminho tracado pelos seus subordinados é ou não fiável. A AGT não é a MACON!!!

QUESTÕES:

1 – Será que a ministra VERA DAVES vai permitir que esses atropelos prossigam ou vai anular o processo?

2 – O processo já começou com vícios e ao teu ver, devia ser anulado ou deviam dar mais tempo para que pelo menos os que foram prejudicados sejam atendindos e se corrijam todas as falhas que eliminam a candidatura de forma indirecta dos candidatos, principalmente dos candidatos que fizeram o Curso de Ciências Físicas e Biológicas e que o sistema não os previu para devida inscrição tendo os penalizado?

3 – Será que tinham a necessidade de solicitarem o CURSO DE INFORMÁTICA no rectrutamento de ESPECIALIDADE CONTROLO E TRATAMENTO DE IMAGEM se já existe um outro recrutamento de ESPECIALIDADE INFORMÁTICA em que se pede o CURSO DE INFORMÁTICA, visto que é para a mesma entidade AGT?

4- Vocês acham que quem fez no Ensino Médio o Curso de ensino de Ciências Opção Biologia, Ciências Biológicas, Ciências Físicas e Biológicas e Ensino de Ciências Opção Física, estudou a mesma coisa?

5 – O ministério do Ensino Superior teve por muitos anos problemas com as Universidades Privadas por causa de Cursos com Designações Erradas e Currículo Formativo, que fez com que algumas Universidades ficassem paralisadas até se regularizarem. E por quê o SEPE tem esses problemas de Cursos que não se ensina em Angola no seu Plano de Currículo e alguns que se ensina em Angola não constam no Plano Curricular e plataforma de candidatura.

6- Vocês que conseguiram é a maior parte que nem conseguiram se inscrever por motivo de atropelos e outros mecanismos criado propositadamente para nos anular, estariam disposto a uma campanha nacional para manifestação massiva contra ENAPP/AGT pelas irregularidades deste concurso de Bungle Bang?.

Essa é a oportunidade que temos para nos manifestar diante de tamanha irregularidades e atropelos. Estamos juntos ou estais sozinho?

O candidato

Leave a comment

0.0/5