Notícias de Angola – Bens deixados por José Eduardo Dos Santos começam a provocar disputas

A antiga primeira dama de Angola Ana Paula dos Santos, está a ser referenciada em meios familiares do seu malogrado esposo como estando a inclinar-se pelo controlo da residência oficial de José Eduardo dos Santos, no bairro miramar. As famílias alegam que ambos foram casados em separação de bens e que os herdeiros são os filhos do falecido Presidente, e não a viúva.

Enquanto esteve casada com José Eduardo dos Santos, a viúva Ana Paula, não foi a tempo de morar na residência do miramar. Assim que o esposo deixou o poder, em 2017, o casal separou-se e cada um seguiu o seu próprio rumo. Eduardo dos Santos mudou-se para a residência do miramar vivendo com os filhos, e Ana Paula transferiu-se para o condomínio Caju, no talatona, tendo mais tarde se mudado para um apartamento no edifício solar de Alvalade, no bairro com o mesmo nome, com a filha Joseane.

Depois de ter regressado de Barcelona, na sequencia do falecimento de JES, a viúva mudou-se para residência do miramar por altura do óbito tendo ai ficado até a presente data.

Até então a permanência de Ana Paula dos Santos na residência não era motivo de incomodo, um vez que a partilha dos bens de JES, estavam garantidos no casamento do casal, que foi em regime de separação de bens.

 

Segundo apurou o Club-K, o assunto passou a ser visto com desconfianças depois de no dia 2 de setembro, Ana Paula dos Santos ter tratado o assento de óbito no 140 (processo 1752) do esposo e na presença do conservador Evandro Divaldo dos Santos omitiu a natureza do casamento do casal, declarando que “o falecido não deixou herdeiros sujeito á jurisdição orfanológica, deixou bens e não deixou testamento”.

 

Depois de dois meses, isto é, no primeiro dia de Novembro, os filhos de Eduardo dos Santos recorreram a advogados para retificação do assento de óbito na qual foi averbado a correção da natureza do casamento, em que se pode ler “o regime do casamento é de separação de bens conforme o casamento”.

A retificação foi igualmente feita na presença do mesmo conservador Evandro dos Santos.

 

José Eduardo dos Santos deixou oito filhos que são publicamente conhecidos como seus únicos rebentos. No dia do seu óbito apareceram na residência no miramar, outros quatro a chorar a volta do caixão declarando-se filhos não registrados do malogrado presidente. Dos quatros constavam a cidadã de origem congolesa, Ngutuika Josefa Matias, Walter João Bernardo, Helga Santos, e outro de nome impreciso.

 

Ngutuika Josefa Matias, foi a única que teve direito aos microfones da televisão na qual os órgãos de comunicação do governo a apresentaram como filha mais velha de Eduardo dos Santos, em substituição Isabel e Tchizé dos Santos, que se encontram exiladas na Europa.

Club-K

Write A Comment