Governo admitiu que: 46% da população não tem registo de nascimento

46% da população não tem registo de nascimento

Noticias De Angola– O Informativo Angolano soube que, o Governo admitiu que 46% da população não tem registo de nascimento, confirmou na terça-feira 19, a Directora nacional do Arquivo e Identificação Criminal e Civil do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, Felismina Manuel

46% da população não tem registo de nascimento
46% da população não tem registo de nascimento

A responsável, que assumiu que existem dificuldades na emissão de bilhetes de identidade e de cédulas, salientou que as províncias com mais documentos de identificação são as de Luanda, Benguela, Huíla, Uíje e Cabinda.

46% da população não tem registo de nascimento “Vou dar aqui a mão à palmatória, temos dificuldades sim. A nossa base de dados tem nove milhões de bilhetes de identidade”, disse Felismina Manuel, citada pela Rádio Nacional.

A organização não governamental Handeka tem defendido que o Estado registe os 11 milhões de “não-cidadãos” com base no cartão de eleitor. Na opinião da presidente da Associação, Alexandra Simeão, “ao entregar um cartão de eleitor, o Estado está a dar ao cidadão a presunção de nacionalidade, pois autorizando-o a votar, está a assumir que é angolano, isto porque apenas os cidadãos nacionais podem votar”.

Segundo dados do último censo geral da população, de 2014, cerca de 54% dos angolanos tem registo civil, o que corresponde a 13,7 milhões de habitantes, dos quais cerca de 11 milhões se encontram em áreas urbanas e os restantes em zonas rurais.

Também de acordo com esse censo geral, o País contava, então, com mais de 25 milhões de habitantes, estimando-se que possa atingir os 30 milhões em 2020.

Noticias De Angola:

 

Fonte: NJonline

%d bloggers like this:
Optimized with PageSpeed Ninja