Domingo, abril 5, 2020
ANUNCIO

Carnaval de Luanda: Disponível 70 milhões de kwanzas

O Informativo Angolano soube que, para o carnaval de Luanda está disponível 70 milhões de kwanzas para os subsídios de participação dos grupos, segundo o coordenador da comissão provincial, Manuel Sebastião, sem avançar o valor que cada um recebeu, foram alocados 50 milhões de kwanzas, enquanto 20 milhões estão destinados para a premiação e outros serviços técnicos.

Carnaval de Luanda
Carnaval de Luanda

Para o primeiro classificado da classe A, a comissão tem reservado o prémio de 1.500.000 kwanzas, o da classe B receberá 1.200.0000 kz, enquanto o vencedor da categoria infantil vai levar 1.000.000 de kwanzas.

A premiação vai atingir até ao quinto classificado de cada categoria.

A presente edição do Entrudo, cujos desfiles estão previstos para os dias 2, 3 e 5 de Março, vai contar com as participações de 43 agremiações, sendo 15 na classe infantil, 10 na classe B, que dá acesso dos 5 primeiros colocados a categoria A.

A classe A terá a participação de 18 grupos, ao contrário dos 14 como aconteceu até a edição 2018, devido, de acordo Manuel Sebastião, a inclusão dos quatro grupos que na edição passada ficaram sem competir em consequência das chuvas registadas no final do desfile central.

Cada grupo, segundo o responsável, terá 25 minutos de desfile, numa pista de 400 metros de comprimento e 12 de largura.

Na classe A, o título está em posse do grupo União Recreativo do Kilamba.

O União Povo da Samba vai abrir o desfile da classe A marcado para o dia 5 de Março, enquanto na classe B caberá ao União Unidos do Zango a ser o primeiro a passar na pista.

Já na classe infantil a primazia caberá ao Cassules Kazukuta do Sambizanga.

Carnaval De Luanda

O Carnaval de Luanda é uma festividade popular ocorrida anualmente nos dias de Carnaval em Luanda, capital de Angola.

Carnaval de Luanda
Carnaval de Luanda

A tradição carnavalesca, trazida pelos colonos portugueses, incorporou, ao passar do tempo, uma gama de tradições locais, enraizando-se profundamente na cultura da cidade.

De início, o carnaval constituía uma festa inteiramente espontânea, organizada por associações dos bairros de Luanda que, ao seu total alvitre, escolhiam os ritmos e percursos a serem executados pelos grupos por elas encabeçados.

Entre as classes mais abastadas, o carnaval constituía de uma festa mais polida, fortemente inspirada por tradições carnavalescas europeias, como o corso.

Mais recentemente, em especial a partir de 1987, o carnaval luandense ganhou contornos mais distinguíveis, em razão do reconhecimento oficial da festa pela municipalidade.

A partir de então, a Marginal de Luanda tornou-se o centro para onde confluíam todos os grupos carnavalescos, que competiam entre si no dia de carnaval pelo título de melhor do ano, prática que persiste até hoje.

Cada um dos grupos a desfilar no Grande Desfile da Marginal de Luanda é constituído por comandantes, reis e rainhas, e têm liberdade para escolher o ritmo que executarão.

Os principais estilos musicais executados são o semba, a kabetula, a kazukuta e a dizanda . Para além da celebração oficial, concentrada na Marginal de Luanda, diversos outros grupos apresentam-se espontaneamente nos bairros da cidade.

Noticias De Angola

Previsto o novo concurso público na educação em Junho ou Julho

Governo quer confiscar Nova Cimangola estatal

C / SAPO

 

RelacionadoPostagens

Mais Vistas

Newsletter | INFORMATIVO ANGOLANO

Digite seu endereço de e-mail para assinar este Portal e receber notificações de novas postagens por e-mail.

%d bloggers like this: