Skip to content Skip to footer

UNITA apela à criação de comissão para recontagem dos votos

Eleições: UNITA apela à criação de comissão para recontagem dos votos

O líder da UNITA reivindicou uma discrepância entre a sua contagem de votos e da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que poderia virar o resultado das eleições gerais em Angola do dia 24 de agosto a seu favor.

A acusação feita esta segunda-feira à noite resulta da contagem paralela efetuada com base nas chamadas atas síntese.

candidato presidencial da UNITA pretende que sejam comparadas as atas em posse da Comissão Nacional Eleitoral com as cópias nas mãos dos partidos.

“Para o efeito, a UNITA solicita a constituição de uma comissão multidisciplinar composta pela Comissão Nacional Eleitoral, membros dos partidos políticos concorrentes e membros da sociedade civil, na presença de observadores nacionais e internacionais” –  adiantou Adalberto da Costa Júnior.

Horas antes da conferência de imprensa dos dirigentes do maior partido da oposição, o plenário da CNE avaliou os recursos contenciosos da UNITA e da CASA-CE e solicitou ao Tribunal Constitucional para não lhes dar provimento porque muitos dos documentos apresentados não eram as cópias das atas fornecidas aos delegados de lista, e outros que não tinham código de identificação ou apresentavam rasuras.

porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, sublinhou também que apenas os documentos da CNE são válidos.

“A Comissão Nacional Eleitoral enquanto entidade, constitucionalmente e legalmente, encarregue da organização e condução dos processos eleitorais, é ela a única fiel depositária dos documentos autênticos do processo eleitoral.”

De acordo com os resultados definitivos proclamados na semana passada pela CNE, o MPLA venceu as eleições com 51,17% dos votos e 124 deputados, enquanto a UNITA obteve 43,95% e 90 mandatos.

Tribunal Constitucional tem ainda que se pronunciar. A cerimónia de investidura do presidente da república está agendada para o dia 15 de setembro.

Conteúdo Relacionado:

UNITA começa a publicar atas eleitorais em municípios que lhe dão vitória

C/ Euronews

Leave a comment

0.0/5