Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026
Urgente
Limpeza no BP em Dezembro: Pombolo deixa o cargo de Secretário-geral e 70% dos membros do BP do MPLA vão sair • Estudantes angolanos passarão a ser submetidos a exames de conhecimento para ingresso ao ensino médio • Escritor brasileiro, Roberto Leal, lança dicionário com gírias angolanas • Grupo Cledugo Torna-se Novo Sócio do Luanda City Futebol Clube • Grupo chinês vai construir a primeira autoestrada de Angola • Última hora: INE adia teste de admissão para agentes recenseadores do CENSO 2024 que estava inicialmente marcado para hoje dia 21 • Limpeza no BP em Dezembro: Pombolo deixa o cargo de Secretário-geral e 70% dos membros do BP do MPLA vão sair • Estudantes angolanos passarão a ser submetidos a exames de conhecimento para ingresso ao ensino médio • Escritor brasileiro, Roberto Leal, lança dicionário com gírias angolanas • Grupo Cledugo Torna-se Novo Sócio do Luanda City Futebol Clube • Grupo chinês vai construir a primeira autoestrada de Angola • Última hora: INE adia teste de admissão para agentes recenseadores do CENSO 2024 que estava inicialmente marcado para hoje dia 21
POLÍTICA

Limpeza no BP em Dezembro: Pombolo deixa o cargo de Secretário-geral e 70% dos membros do BP do MPLA vão sair

informativo Angolano Junho 23, 2024 5 min de leitura

Notícias de Angola – Limpeza no BP em Dezembro: Pombolo deixa o cargo de Secretário-geral e 70% dos membros do BP do MPLA vão sair

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, anunciou hoje a realização de um congresso extraordinário em dezembro deste ano, com o objetivo de fazer um balanço dos 50 anos de independência do país. A decisão foi comunicada pelo secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA, após a sua 10.ª reunião extraordinária, presidida por João Lourenço, líder do partido.

No comunicado oficial, o MPLA destacou a proximidade do 50.º aniversário da independência nacional, um “marco importante para a vida do povo angolano”, cujas comemorações terão início no dia 11 de novembro de 2024. O Secretariado do Bureau Político do Comité Central sublinhou a necessidade de um congresso extraordinário para proceder a “um balanço exaustivo” dos 50 anos de independência, recomendando aos órgãos competentes a sua convocação, conforme os estatutos do partido.

Entretanto, uma fonte interna do MPLA, em declarações exclusivas ao Secreto News, revelou que o presidente João Lourenço pretende aproveitar o congresso para realizar uma renovação significativa no Bureau Político (BP) do partido de 70%. A mesma fonte indicou que o Secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, deixará o cargo.

Segundo a fonte, João Lourenço tem manifestado descontentamento com os comportamentos de diversos membros do BP, que têm prejudicado a imagem do partido e do governo. Além disso, Paulo Pombolo tem sido acusado de envolvimento em negociações para benefício próprio e de tentar influenciar o congresso da JMPLA, a ala juvenil do partido, para colocar alguém de sua confiança, mesmo que desconhecido pelos militantes.

O congresso extraordinário do MPLA em dezembro promete ser um evento decisivo não apenas para a avaliação dos 50 anos de independência, mas também para a redefinição das lideranças internas do partido, em um momento crucial para o futuro político de Angola.

Fonte: Secreto News