Notícias de Angola – Economistas acusam Vera Daves de pagar revista britânica para ser eleita melhor ministra das finanças de África

O prémio anual de melhor ministro das Finanças africano de 2023 da revista financeira britânica foi atribuído à angolana Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa.

De acordo com a “The Banker”, a ministra das Finanças de Angola foi distinguida pelos seus esforços em “estimular o crescimento e estabilizar a economia”.

“Vera Daves de Sousa tem sido o rosto do programa de reforma económica do país desde que se tornou a primeira mulher ministra das Finanças em 2019. A defesa desta agenda face a obstáculos significativos levou-a a ser premiada com o prémio The Banker ‘s African and Global Finance Minister of o prêmio do ano para 2023”, escreve a publicação.

Igual o que aconteceu em 2008, com José Pedro de Morais, quando foi eleito por esta mesma revista The Banker, propriedade do grupo britânico Finantial Times, como melhor ministro das Finanças de África, e outra menção que o colocava entre os cinco melhores em todo o mundo, Vera Daves é acusada por vários economistas angolanos, de desonestidade intelectual, e de ter comprado o prêmio, ainda por cima com dinheiro público.

O que veem desta revista já não me surpreende, de tempo em tempo, esta revista é usada para branquear a imagem dos nossos ministros das finanças, disse o economista Gilmar Heber.

Sabe-se que a publicação britânica The Banker, tem sido usado por vários governantes a africanos para lavarem sua imagem. Além de Vera Daves, José Pedro de Morais, o ex-ministro angolano Armando Manuel também já foi eleito melhor ministro da economia de África por esta revista.

C/ Lil Pasta News

Write A Comment