Sábado, outubro 31, 2020

O homem mais rico da China vende água

Mundo – O homem mais rico da China vende água

A entrada em bolsa da sua Wantai Biological Pharmacy Entreprise em abril engordou os bolsos de Zhong Shanshan em cerca de 20 mil milhões de USD até agosto. O agora homem mais rico da China, com 66 anos, tem uma fortuna, triplicada em apenas algumas semanas, estimada em perto de 60 mil milhões de USD. A sua companhia farmacêutica está na corrida para o desenvolvimento de uma vacina para a Covid 19.

Mas o core dos seus investimentos é a Nongfu Springs que vende água engarrafada por todo o país e cuja entrada em bolsa já havia colocado Zhong Shanshan entre os três mais ricos do gigante asiático ao lado do fundador da Tecent Pony Ma e do da gigante Alibaba, Jack Ma que ultrapassa por dois mil milhões de USD. Este último provavelmente vai recuperar o pódio já que a entrada da Alibaba no mercado de acções de Hong Kong está prevista para breve e vai render-lhe mais cerca de 28 mil milhões de USD.

Zhong Shanshan, conhecido como lobo solitário devido ao seu perfil discreto, espelha o crescimento da classe empresarial chinesa para a esfera dos biliões.

No início do ano estudos apontavam para que a China fosse o país com mais bilionários, mais do que os EUA e a India combinados. E espera-se que a tendência continue à medida que se vão listando mais empresas chinesas nos mercados internacionais. Segundo a Deloitte ainda este ano 100 novos bilionários vão emergir devido a um boom de estreias em bolsa.

Nascido na província de Zhejiang, em 1957, o ‘lobo solitário’ teve vários trabalhos andando de cidade em cidade, tornando-se agricultor e depois jornalista, o que surpreende devido a conceder muito poucas entrevistas. Tudo antes de se lançar no mundo dos negócios. Em 1993 fundou uma companhia que entre outras vendas desenvolveu um comprimido para tratar a disfunção eréctil e fundou como subsidiária a Nongfu Spring que iniciou a venda de água engarrafada que se tornou um gigante da indústria que vende para além das garrafas com tampa vermelha, chás, fruta, sumos e frescos.

Casado pai de três filhos, Zhong Shanshan que contruiu não uma mas duas empresas que produzem acima de 10 mil milhões de USD, torna-se o símbolo de um regresso ao dinheiro produzido no comércio e nos básicos de consumo, diferente do que a última década tem mostrado com a maior parte dos bilionários a enriquecer no sector da tecnologia.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: