Domingo, agosto 9, 2020

Em resposta China encerra consulado dos EUA em Chengdu

Mundo – Em resposta China encerra consulado dos EUA em Chengdu

A China ordenou ontem o encerramento do consulado dos EUA na cidade de Chengdu, no sudoeste daquele país oriental. O anúncio foi feito poucas horas antes de terminar o prazo dado por Donald Trump para que o governo chinês encerre a sua missão diplomática em Houston, no Texas.

Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores da China admite que a decisão é “uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA”, diz, sem especificar até quando a representação diplomática americana terá que ser fechada efectivamente. No caso de Houston, o presidente norte-americano deu 72 horas para os diplomatas chineses se retirarem.

Inaugurado em 1985, o consulado norte-americano de Chengdu, na província de Sichuan, possui 200 funcionários e atende o sudoeste da China, incluindo a Região Autônoma do Tibete.

É a representação diplomática americana mais próxima de Chongqing, importante centro industrial chinês, segundo a imprensa internacional.

Além da embaixada em Pequim e do consulado em Chengdu, os EUA possuem outros quatro consulados na China continental – Cantão, Xangai, Shenyang e Wuhan – e um no território semiautônomo de Hong Kong.

Conteúdo Relacionado:

Mais Vistas

Nenhum conteúdo disponível
x
%d bloggers like this: