Sexta-feira, abril 23, 2021

China está a tentar mudar a história sobre a origem da Covid-19

Mundo – China está a tentar mudar a história sobre a origem da Covid-19

Quando se assinala quase um ano depois de ter sido identificado o primeiro caso de uma misteriosa pneumonia viral em Wuhan, em dezembro do ano passado, a China estará a tentar intensificar uma campanha que coloca em causa a origem da pandemia da Covid-19.

Os meios de comunicação social estatais chineses estão, alegadamente, a intensificar notícias de que o novo coronavírus foi descoberto em comida congelada importada, e a investigar possíveis casos da doença encontrados fora da China antes de dezembro de 2019.

No Facebook, o Diário do Povo citou um antigo epidemiologista que afirma que “toda a evidência que existe aponta para que o coronavírus não tenha surgido em Wuhan. Wuhan foi onde o vírus foi detetado pela primeira vez, mas não a sua origem”.

Um porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros chinês disse também, quando questionado sobre a possibilidade de o vírus ter surgido fora da China, que é importante distinguir onde a Covid-19 foi detetada pela primeira vez do momento em que transpôs a barreira dos animais para os humanos.

“Apesar da China ter sido o primeiro país a reportar casos, não significa que o vírus tenha origem na China. A investigação sobre a origem é um processo que está a decorrer e envolve vários países e regiões”, concluiu o porta-voz.

Cientistas chineses submeteram, entretanto, um estudo para publicação na revista científica Lancet, que alega que Wuhan não foi o primeiro local onde ocorreu o contágio entre humanos, sugerindo que isso terá acontecido no subcontinente indiano.

SIC

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: