Banner Publicitário
Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
MUNDO

Genebra aprova salário mínimo mais alto do mundo

informativo Angolano ·
Genebra salário mínimo

Mundo – Genebra aprova salário mínimo mais alto do mundo

Os habitantes de Genebra, Suíça, aprovaram, no domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. O salário mínimo mensal será de 4.086 francos suíços, equivalente a cerca de 3.800 euros e em moeda nacional aproximadamente 3 milhões de kwanzas.
O valor constitui o salário mínimo mais alto do mundo, de acordo com o La Vanguardia. A medida entrará em vigor já em meados de Outubro. Mas se está a pensar mudar-se para a Suíça, devemos avisá-lo que Genebra é uma das cidades mais caras do mundo.
Arrendar uma casa com duas assoalhadas pode custar uma renda de quase 3 mil francos suíços (ou seja quase 2.778 euros) e um simples café custa entre quatro e cinco francos suíços (3,70 a 4,63 euros).
A votação teve contratempos no passado. Em 2014, os eleitores votaram contra a introdução de um salário mínimo. Houve três tentativas em Genebra para que finalmente fosse aprovado com 58% dos votos que representam cerca de 500.000 eleitores, de acordo com os resultados oficiais publicados no domingo.
Os partidos de esquerda e os sindicatos defenderam a medida como uma forma de combater a pobreza e a precariedade, num momento em que a pandemia afetou fortemente a economia de uma cidade que depende muito do turismo, viagens de negócios e das idas e vindas de milhares de diplomatas, especialistas e outros funcionários que visitam as muitas agências da ONU baseadas no cantão.
É cada vez mais comum surgirem relatos de uma pobreza visível, escreve o jornal. Há longas filas de necessitados à espera de receber bens alimentares. Atualmente, cerca de 17.000 trabalhadores são pagos abaixo desse salário mínimo, de acordo com vários sindicatos, afirmando que dois em cada três são mulheres.

Gostou deste artigo?

0 resposta(s)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas?
Envie-nos um e-mail: redacao@Informativoangolano.com

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *