Quarta-feira, setembro 30, 2020

Presidente da Tanzânia anula contrato de 10 mil milhões USD com a China

África – Presidente da Tanzânia anula contrato de 10 mil milhões USD com a China

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, anulou um empréstimo no valor de 10 mil milhões de USD, assinado pelo seu antecessor, Jakaya Kikwete, com investidores chineses. Revela a impressa tanzaniana.

O contrato visava a construção de um porto no riacho Mbegani em Bagamoyo no norte de Dar es Salaam, com os termos de que receberiam uma garantia de 30 anos e um arrendamento incessante de 99 anos.

Adicionalmente as condições do acordo, o governo da Tanzânia não teria absolutamente nenhum poder para contestar sobre quem viria a explorar o porto durante o período de vigência do contrato de aproximadamente um século.

“Isso é muito ridículo! Na verdade, foi assinado por um determinado governo. Portanto, indago-me se os principais negociadores leram e entenderam os acordos antes de rubricarem” referiu o presidente. “Os termos e as condições acima só poderiam ser aceites por pessoas loucas e bêbadas”.

Para alterar o quadro, John Magufuli iniciou uma renegociação com os investidores chineses para reduzir o período de arrendamento para 33, em vez dos 99 anos iniciais negociados.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: