O preço do petróleo cresceu 14,2% só em janeiro

receita fiscal petrolífera

Notícias de Angola – O preço do barril de petróleo cresceu 14,2% só em janeiro

O índice Brent, preço do barril de petróleo em Londres e que serve de referência às exportações angolanas, abriu na primeira sessão deste ano, 3 de Janeiro a 78,1 USD. No último dia do mês, 31 de Janeiro, está a ser comercializado a 89,2 USD.

Este é um crescimento de 14,2%, sendo que durante o mês de Janeiro atingiu valores máximos de 91,7 dólares, 91, 04 dólares e 90,4 dólares nas sessões dos dias 28, 27 e 26 de Janeiro respectivamente.

Este crescimento no primeiro mês do ano tem a ver com o facto de a procura estar acima da oferta, e apesar da diminuição dos cortes da OPEP, os principais países da organização, onde se incluíem Angola e Nigéria, não conseguem sequer chegar aos valores máximos estipulados pela organização.

Ou seja, apesar da abertura por parte da OPEP para que os países possam produzir e colocar mais crude no mercado, estes não o conseguem fazer porque a indústria instalada nos respectivos países passa por quebras significativas de capacidade. Angola, por exemplo, poderia estender a sua oferta até 1,42 milhões barris/dia, mas só consegue produzir 1,1 milhões barris/dia.

Também o aumento do preço do gás e outras fontes de energia, a expectativa de recuperação económica nas grandes economias, a instabilidade política na Ucrânia e Venezuela, e um inverno rigoroso no norte do planeta, contribuem para este aumento de preços.

Lembrar que Angola tem para este ano de 2022 como valor de referência no OGE de 59 dólares/barril, muito abaixo do que se verifica actualmente. Muitos especialistas apontam um valor a rondar os 75/80 USD por barril como o preço médio expectável para o ano que agora começou.

Expansão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: