Gado custa 100 USD no Chade mas entrou em Angola por mais de 1000 USD

gado Chade angola

Notícias de Angola – Gado custa 100 USD no Chade mas entrou em Angola por mais de 1000 USD

Setenta e cinco mil cabeças para pagar uma dívida de 75 milhões de dólares fixa o custo por cabeça a 1000 dólares, mas o Valor Económico apurou que estes animais são vendidos a pouco mais de 100 no país de origem.  Igape afirma que 1.066 é o valor fixado desde o início.

Cada cabeça de gado que Angola recebe do Chade, no âmbito da conversão da dívida de 100 milhões de dólares, custa pelo menos três vezes acima do montante inicialmente negociado e pelo menos 10 vezes acima do valor real de cada animal, no país de origem.

Os números são confirmados, ao Valor Económico, por um alto funcionário tchadiano ligado à fase embrionária do processo e que revela a participação, nas negociações iniciais, do empresário angolano Thomas Dowbor, presidente do grupo Boa Vida, e de Lopes Paulo, ex-assessor de João Lourenço para a área económica.

Calculando em pouco mais de 100 dólares o preço real de cabeça de gado no Chade, a fonte explica que o valor final firmado com Angola, na fase participada por Thomasz Dowbor e Lopes Paulo, foi de 300 dólares por animal.

No entanto, após o afastamento de Paulo e Dowbor, os novos representantes angolanos e chadianos acabaram por firmar um valor unitário de 1.066.

“Têm de perguntar mesmo ao vosso Governo o que se passou”, respondeu a fonte, confrontada com as diferenças nos preços, já considerados “altamente inflacionados” também por vozes angolanas.

Fonte: Valor Económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: