Mundial de Basquetebol – António Bernardo é o único árbitro angolano entre os 14 árbitros eleitos para a prova FIBA
Dos 14 árbitros que vão apitar as partidas das séries A e C da primeira janela de acesso ao Mundial Sénior Masculino de Basquetebol da Ásia 2023, apenas um é angolano. Trata-se de António Bernardo, o único árbitro angolano, que também esteve em destaque no Afrobasket 2021.
Além do angolano, entre as escolhas da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) para arbitrar a prova constam árbitros do Egipto, Camarões, Mali, Ruanda, África do Sul, Benin e Ilhas Maurícias, escreve a Angop.
Recorde-se que recentemente António Bernardo esteve em destaque no Afrobasket 2021, que teve lugar no Ruanda. Na competição, o árbitro angolano apitou sete jogos, entre os quais a final da competição, disputada entre a Tunísia e a Côte d’Ivoire.
António Bernardo entrou para o mundo da arbitragem em 1993. Em 1998, subiu à categoria
nacional e em 2005 tornou-se árbitro internacional.
A primeira fase de acesso ao Mundial Sénior Masculino de Basquetebol da Ásia 2023 terá lugar em Benguela, entre 26 a 28 de Novembro, no pavilhão Acácias Rubra Arena, onde vão ser jogadas 12 partidas.
Cabo Verde, Nigéria, Uganda e Mali fazem parte da série A, enquanto Angola, Guiné, Côte d’Ivoire e a República Centro-Africana compõem a série C.