Ir para o conteúdo principal

· 2 min de leitura

Deputados aprovam hoje nova Lei Geral do Trabalho

Deputados
Compartilhe

Inspire alguém com esta leitura.

Os 220 deputados eleitos nas últimas Eleições Gerais de 24 Agosto de 2022 analisam hoje a aprovação da proposta da nova Lei Geral do Trabalho (LGT) muito aclamada pelos sindicatos de trabalhadores.

Reunidos hoje, quinta-feira, 23, na 4ª Reunião Plenária Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 5ª Legislatura da Assembleia Nacional, os parlamentares vão analisar o diploma que se adequa à Constituição da República, às convenções internacionais ratificadas pelo Estado e à realidade socioeconómica do país, de acordo com a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Entre outros aspectos, a proposta da nova Lei Geral do Trabalho contempla a eliminação de disparidades das empresas pela dimensão e duração do contrato de trabalho por tempo determinado, a reconfiguração do critério de fixação das remunerações adicionais, bem como a determinação das indemnizações e compensações.

O diploma pretende distinguir pequenas, médias e grandes empresas, no que às indemnizações e compensação dizem respeito, quando o trabalhador vir a perder o seu posto de trabalho.

Citada pelo Jornal de Angola, a ministra Teresa Rodrigues Dias informou que a nova LGT põe fim a essa distinção, argumentando que do ponto de vista da Lei todos são trabalhadores e, portanto, todos devem merecer a indemnização sem discrepância de estar afiliado a uma pequena, média ou grande empresa.

Perfil do autor

informativo Angolano

Todos os artigos →

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *