Mundo – Donald Trump pode ser afastado da presidência dos Estados Unidos da América
O Comité Judiciário da Câmara de Representantes dos Estados Unidos da América, aprovou, na sexta-feira, os dois artigos para a destituição do Presidente Donald Trump, acusando-o de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.
Para o caso que envolve a alegada pressão sobre o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, os artigos foram aprovados com os votos de 23 deputados a favor e 17 contra, seguindo-se agora uma votação no plenário da Câmara de Representantes, na próxima semana.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já se pronunciou e classificou todo o processo de “embuste”.
“É uma caça às bruxas, é uma vergonha, é um embuste. Não se fez nada de errado. Nada. Penso que é horrível usar a ferramenta do processo de destituição que é suposto ser usada em emergências e foi utilizada há muitos muitos anos”, declarou.
“Usar isso continuou, por causa de um telefonema perfeito com o Presidente desse país que disse que não houve pressão, nem sabia do que estávamos a falar”, referiu.
Trump é acusado de ter pressionado o homólogo ucraniano, em Julho, ameaçando reter uma ajuda financeira à Ucrânia, até que Zelenskiy iniciasse uma investigação contra a actividade do filho de Joe Biden, rival democrata de Trump nas presidenciais de 2020.
C/ Euronews