Skip to content Skip to footer

Hackers reivindicam ataque cibernético à ENDE e ao Grupo Cosa

Notícias de Angola – Hackers reivindicam ataque cibernético à ENDE e ao Grupo Cosal

O grupo de hackers BlackCat, especializado em ataques de ransomware, adicionou na passada quinta-feira (21) a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e o Grupo Cosal à sua lista de vítimas. Este último é um dos maiores grupos de comercialização de automóvel e assistência pós-venda em Angola, actuando oficialmente como distribuidora autorizada das marcas Hyundai Motor Company, Hyundai Construction Equipment e CASTROL.

O grupo também conhecido como “AlphaV” sugeriu ter em sua posse vários dados sensíveis relactivos aos negócios das duas empresas, inclusive contratos firmados e dados de clientes, muitos dos quais foram tornados públicos pouco tempo depois do anúncio da exploração.

Para já, não há confirmação de alguma relação entre a avaria registada no sistema informático da ENDE na última semana e este ataque reivindicado pelo BlackCat. Tanto a ENDE quanto o Grupo Cosal ainda não responderam ao pedido de comentários feito pelo Portal de T.I.

Segundo o FBI, o BlackCat destaca-se entre outras operações de ransomware por ser uma possível reformulação do grupo de ransomware DarkSide, por estar escrito em Rust, por pagar aos afiliados uma parcela comparativamente maior do que os grupos semelhantes e por ser responsável pelo lançamento de um dos primeiros sites públicos de divulgação de dados obtidos através de ataques de ransomware.

No seu informe, o órgão federal de investigação do EUA observa que os operadores do BlackCat incluem muitos desenvolvedores e lavadores de dinheiro originados da plataforma DarkSide Ransomware as a Service (RaaS), o que garante ao grupo experiência suficiente para atingir com sucesso grandes redes empresariais pelo mundo.

Fonte: Portal de Ti

Leave a comment