Segunda-feira, setembro 28, 2020

Trabalhadores da Endiama EP em greve agastados com falsas promessas dos marimbondos

Notícias de Angola – Trabalhadores da Endiama EP em greve agastados com falsas promessas dos marimbondos

O Informativo Angolano soube que, muitos trabalhadores da gigante diamantífera Endiama, estão em greve desde o dia 12 de dezembro do ano ainda presente, porque mostram-se agastadas com as falsas promessas vindas da direção da organização, promessas tais como o pagamento dos salários em atraso.

A citada greve está ligada aos trabalhadores dos seguintes projetos Mineiro da Endiama EP nomeadamente: projeto fucauma;  projeto Luarica; projeto SML;  projecto Camuazanza. Projetos esses que no ano 2009 foram encerrados inicialmente por um curto tempo alegadamente por uma crise financeira, com a intenção de se ultrapassar a situação mas mantendo o vínculo laboral e sem decretar falência. Sendo que foram mandados para casa cerca de 2700 trabalhadores sem salários e indemnização.

Segundo fontes do Informativo Angolano, ao longo desse tempo os trabalhadores criaram uma comissão sindical com o intuito de exigirem os seus direitos.

Ainda segundo nossas fontes, no dia 22 de junho de 2013, a endiama acordou em pagar os salários de 17 meses, a indemnização e término do vínculo laboral. ”Mas foi tudo mentira a endiama pagou sei a sete meses depois obrigou os trabalhadores assinarem um quitação a dizer que foi pago os 17 meses e a indemnização e terminou o vínculo laboral , meses depois descobrimos que a comissão foi manipulado e corrompido com casas e carros de marca land cruiser” contou.

O Presidente da comissão que estava desempregado do nada aparece com delegado da endiama no Lucapa os seu parceiros e daí começou a guerra, instruímos um processo judicial e a Endiama sempre fugiu de negociar porque naquela altura do presidente JED era tudo um trafulha , depois descobrimos que a Endiama apareceu em tribunal a tentar retirar o processo , azar da Endiama um dos integrantes da comissão, antigos corruptos se sentiu injustiçado e veio denunciar a fraude, acrescentou.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

%d bloggers like this: