Quarta-feira, dezembro 2, 2020

Previsto o novo concurso público na educação em Junho ou Julho

Previsto o novo concurso público na educação.

O Informativo Angolano soube que que está previsto o novo concurso público na educação. O Ministério da Educação (MED) prevê realizar, entre Junho/Julho, um novo concurso público para o ingresso de novos docentes no sistema nacional de ensino, anunciou, nesta segunda-feira, a directora dos recursos humanos da instituição, Laudmira de Sousa

O MED conta, actualmente, com 206 mil e 624 professores, para garantir o processo de ensino e aprendizagem.
Dados disponibilizados apontam que os subsistemas de ensino Pré-escolar, Geral, Formação de Professores, Técnico Profissional e Educação de Adultos têm um défice de pelo menos 40 mil professores.
Em 2018, o Executivo disponibilizou 20 mil vagas, porém, apenas 18.650 candidatos aprovaram, tendo ficado 1. 492 lugares por preencher.

Para atender às necessidades do sector, o Executivo cabimentou, por via do Orçamento Geral do Estado (OGE2019), a verba de Akz 662.441.894.770,00 à educação.

 

No OGE 2018, ao sector da educação foi cabimentada a fatia de 559.585.075.476,00 kwanzas.

Segundo a directora dos recursos humanos do Ministério da Educação, de acordo com as normas orçamentais, o concurso público deve ser realizado no segundo trimestre de um ano e efectivado no primeiro semestre do ano seguinte.

Apesar de não avançar a quota, explicou que se acrescerá a cada província o número de vagas que ficaram por preencher em 2018. Disse, por outro lado, que pelo menos 3 mil professores não foram ainda admitidos por insuficiência nas categorias por eles escolhidas, o que poderá ser colmatado com concurso interno.

Anunciou, por outro lado, a extinção da carreira de professor auxiliar, sublinhando que, durante cinco anos, irão beneficiar de uma formação (equivalente ao ensino médio).

Notícias de Angola leia aqui:

Quem superar, deverá subir de categoria, enquanto os outros serão enquadrados como funcionário normais.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: