Notícias de Angola – Praça das Mulheres reabre cinco dias após ter sofrido um grande incêndio
A Praça das Mulheres, localizada no bairro da Mabor, município do Cazenga, reabre nesta quarta-feira (20) os seus portões ao público, 5 dias após ter sofrido um incêndio de grandes proporções.
Esta informação foi avançada pelo Administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica, esta segunda-feira, quando falava imprensa durante uma visita ao local efectuada pela governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho.
Tomás Bica avançou que foram dadas orientações pertinentes à gestão do mercado ”Praça das Mulheres” para isolar a parte do mercado que foi atingida pelo fogo e permitir que as vendedoras da parte não afectada possam retomar as suas actividades.
Por sua vez, a governadora de Luanda manifestou-se solidária com as vendedoras do mercado face à destruição dos seus bens, e apelou as instâncias de direito para reverem a forma como estão estruturados os mercados informais, realçando que os mercados inapropriados, devem ser requalificadas, já que um curto-circuito, é apontado como presumível causa do incêndio.
A gestora de Luanda disse ainda que a intenção é dar um conforto e apoio moral às senhoras para juntos trabalharem para se encontrar soluções o mais rápido possível.
Aconselhou as vendedoras a terem o seguro dos seus bens, porque os danos materiais são avultados, dai a necessidade do levantamento das mulheres afectadas para se analisar como serão ajudadas.
Recorde-se que o prejuízo causado pelo incêndio no mercado Praça das Mulheres , está avaliado em 40 milhões de kwanzas.
Guardião