Sábado, setembro 26, 2020

Não é verdade que a pele negra é resistente ao coronavírus

Urgente – Não é verdade que a pele negra é resistente ao coronavírus

O Informativo Angolano soube que, está a ser partilhado um artigo em que se afirma que os médicos descobriram que “a pele negra ‘africana’ é resistente ao coronavírus”. Segundo esta publicação, um jovem de 21 anos de origem camaronesa terá ficado curado completamente devido à sua “composição genética” e aos anticorpos que são “três vezes mais fortes, poderosos e resistentes do que os brancos”.

Esta informação é falsa: a pele negra não tem anticorpos “mais fortes, poderosos e resistentes” e não cura o Coronavírus (Covid-19). “Não existe evidências cientificada que apoie este rumor”, disse à AFP Amadou Alpha Sall, diretor do Instituto Pasteur em Dakar, no Senegal.

“Etnicidade e genética não têm influência na recuperação do vírus, e as pessoas negras não têm mais anticorpos que as pessoas brancas”, esclareceu ainda o diretor, no que é secundado pela Direcção-Geral da Saúde, consultada pelo Polígrafo no âmbito da parceria que as duas entidades estabeleceram a propósito da desinformação disseminada sobre o novo coronavírus (leia aqui os detalhes do acordo)

Também Omolade Awodu, professora de hematologia da Universidade de Benin, na Nigéria, revelou ao Africa Check que nunca encontrou “nenhum estudo que afirme que a composição do sangue africano ou da pele negra resiste ao coronavírus”, deixando, no entanto, a ressalva de que se trata de “um vírus novo e que muito pouco se sabe sobre ele”.

ESTA INFORMAÇÃO É FALSA: A PELE NEGRA NÃO TEM ANTICORPOS “MAIS FORTES, PODEROSOS E RESISTENTES” E NÃO CURA O COVID-19. “NÃO EXISTE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA QUE APOIE ESTE RUMOR”, DISSE À AFP AMADOU ALPHA SALL, DIRETOR DO INSTITUTO PASTEUR EM DAKAR, NO SENEGAL. “ETNICIDADE E GENÉTICA NÃO TÊM INFLUÊNCIA NA RECUPERAÇÃO DO VÍRUS, E AS PESSOAS NEGRAS NÃO TÊM MAIS ANTICORPOS QUE AS PESSOAS BRANCAS”, ESCLARECEU AINDA O DIRETOR, NO QUE É SECUNDADO PELA DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE, CONSULTADA PELO POLÍGRAFO.

C/ Polígrafo

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

%d bloggers like this: