Quinta-feira, outubro 1, 2020

Morreu músico angolano Carlos Burity

Última hora – Morreu músico angolano Carlos Burity

Morreu na manha desta quarta feira, em Luanda, aos 67 anos de idade, o músico angolano Carlos Burity, segundo fonte ligada ao Ministério da Cultura,  O músico Carlos Burity encontrava-se doente já algum tempo.

Carlos Fernandes Burity Gaspar nasceu em Luanda, no dia 14 de Novembro de 1952, e viveu parte da adolescência no Moxico onde integrou, em 1968, a formação pop-rock “Cinco mais um”, com Catarino Bárber e José Agostinho, o último do Duo Missosso, com Filipe Mukenga. Em 1974 grava, com o Grupo Semba, uma selecção de temas angolanos que ficaram na história da música popular angolana.

Nesse mesmo ano divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva, promovido pelo empresário Palma Fernandes e Ambrósio de Lemos Pereira Gama.

Em 1983, junta-se ao “Canto Livre de Angola”, um projecto do cantor brasileiro Martinho da Vila e do empresário Fernando Faro, que levou ao Brasil nomes como Filipe Mukenga, André Mingas, Dina Santos, Pedrito, Elias dia Kimuezo, Rebita do Mestre Geraldo, Mamukueno e Joy Artur, acompanhados pelo agrupamento Semba Tropical, e participa, integrado no mesmo projecto, na gravação do LP “Semba Tropical in London”, interpretando, com um assinalável sucesso, os temas “Monami” e “Tona kaxi”.

O seu álbum “Carolina” surgiu em 1991, com os temas “Uabite Boba”, “Alukaze”, “Narciso”, “Carolina”, “Monami”, “Adeus” e “Kilundo”. Carlos Burity tem também os álbuns “Wanga”, “Ginginda”, “Massemba”, “Zuela o Kidi”, “Paxi Iami” e “Malalanza”.

Carlos Burity parte quatro dias depois do sector cultural ter perdido um outro vulto musical Waldemar Bastos.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: