Sábado, março 28, 2020
ANUNCIO

Fortuna do líder da Igreja Universal em Angola avaliada em 12,4 milhões USD

Notícias de Angola – Fortuna do líder da Igreja Universal em Angola avaliada em 12,4 milhões USD

A Igreja Universal enfrenta um mau momento em Angola, daí que Edir Macedo moveu lobbies e dentro de dias deslocam-se para Luanda um ministro do governo brasileiro e um proeminente deputado federal .

O objectivo da visita é influenciar o Executivo angolano a intervir na justiça para arquivamento do “Dossiê IURD“. Por outro lado, o bispo Honorilton Gonçalves, responsável máximo da Igreja Universal Angola, esteve nas primeiras horas de quarta-feira na Procuradoria Geral da República, onde fora convocado para responder acusações de crimes relacionados com a castração de pastores angolanos, uma condição inegociável imposta pela Universal para os prelados que queiram contrair matrimónio.

Fortuna pessoal do líder da IURD Angola avaliada em 12,4 milhões USD

Por ser considerado um crime, ao abrigo das leis angolanas e da própria Constituição, e face aos elementos de prova recolhidas pela PGR, o interrogatório foi longo, na manhã de quarta-feira última, numa das repartições do Ministério Público na zona do Maculusso.

Recorda-se que nesta semana o vice-procurador-geral da República, Mota Liz, afirmou para a Agência Angola Press que a Procuradoria-Geral da República está a investigar, há já algum tempo, as denúncias de castração química e vasectomia de que são, eventualmente, submetidos alguns pastores da Igreja Universal Angola.

O processo em que responde Honorilton Gonçalves continua em aberto e prevê-se mais desenvolvimentos para as próximas semanas, já que pastores castrados, nunca mais poderão procriar, serão também ouvidos, bem como outros que mesmo atingindo a faixa etária dos 30 anos de idade não são permitidos contrair matrimônio por negarem a castração.

Fonte do Ministério Público avançou a este jornal que o brasileiro não deverá abandonar o País enquanto estiver sob investigação, estando previsto, para os próximos dias, a requisição do passaporte do responsável da Universal no País pela instituição de justiça.

Por causa desta polémica é que surgiu um novo elemento que está a perturbar a própria cúpula da Igreja Universal no País.

O responsável da Universal em Angola é dono de uma fortuna pessoal avaliada em 52,4 milhões de reais (12,4 milhões USD) repartidos em investimentos no sector da comunicação social no Brasil, onde é dono de emissoras de rádio e de televisão em alguns dos 27 estados (províncias) do país sul-americano.

Entre as emissoras de rádio onde investiu capital social avaliado em 52 milhões de reais, destaque para a Rádio Antena Nove, Sistema Hoje de Rádio, Televisão Record do Rio de Janeiro, TV Vale do Itajai, Televisão Xanxere e a Televisão Sociedade Limitada, uma realidade que já foi confrontada junto da instituição brasileira que cadastra o perfil de pessoas físicas accionistas em sociedades de capital aberto e fechado.

Vanguarda apurou ainda que face a rixa que opõe a ala brasileira da Universal com cerca de 60 elementos, entre bispos e pastores, contra o grupo de 330 bispos e pastores angolanos (o número cresceu nos últimos dias para mais uma centena ultrapassando os 400), Edir Macedo, presidente e dono da Universal, terá movido lobbies junto do governo do seu país.

Como consequência, aguarda-se para os próximos dias em Luanda a visita de um destacado ministro do governo de Jair Bolsonaro e um proeminente deputado federal para juntos influenciarem o governo de João Lourenço a manietar o Ministério Público para arquivamento do “Dossiê Universal”.

A intenção acima resulta de um facto que está a ser discutido pela cúpula da Universal em Angola, sobre as consequências no curto e longo prazo caso se perca a liderança da igreja em Angola para angolanos.

Das discussões havidas nos últimos dias, concluiu-se que apesar de a Igreja Universal estar implantada em cerca de 200 países, para perder a liderança em Angola é preferível perdê-la em mais 50 países do mundo onde se implantaram, que juntos são inexpressivos face à dimensão financeira e impacto social que a igreja em Angola representa no cômputo mundial da Universal. VANGUARDA

RelacionadoPostagens

Mais Vistas

Newsletter | INFORMATIVO ANGOLANO

Digite seu endereço de e-mail para assinar este Portal e receber notificações de novas postagens por e-mail.

%d bloggers like this: