Domingo, março 29, 2020
ANUNCIO

Coronavírus: Cidadã angolana mantida em quarentena na África do Sul

África – Coronavírus: Cidadã angolana mantida em quarentena na África do Sul

Uma cidadã angolana, de 26 anos de idade, foi mantida a semana passada em quarentena pelas autoridades sul africanas depois de apresentar sintomas que levaram a suspeitas de que se tratasse do corona vírus.

O caso foi detectado no Hospital Joe Morolong Memorial (JMMH), na cidade Vryburg, ao norte da África do Sul, gerando pânico.

Falando a imprensa, no passado dia 9 de Março, o ministro da saúde sul africano, Zweli Mkhize explicou que os resultados dos exames feitos a paciente estavam inconclusivos e que ela teve de ser internada e transferida para um outro Hospital Klerksdorp-Tshepong, em Klerksdorp, na mesma província.

“Inicialmente ela foi internada com sintomas, no contexto em que o primeiro teste foi realizado, criou uma impressão de que era um positivo fraco, muito pouco claro, mas, na verdade, agora conseguimos confirmação de que deu negativo. Foi um positivo fraco e não quero entrar nisso, mas às vezes positivo fraco pode significar que poderia ter havido uma reação cruzada com algum outro vírus”.

Já na passada quarta-feira, 11 de Março, a agencia de noticia sul africana (SANews) fez sair um despacho anunciando que “a cidadã Angolana de 26 anos do Noroeste, que era suspeita de ter contraído o Coronavírus (COVID-19), foi liberada depois de ter testado negativo pela segunda vez”.

A mulher cuja identidade não foi revelada por sigilo profissional dos médicos pertence a uma família angolana que imigrou para a África do Sul desde a década de 80 ficando na província noroeste deste país. A mesma segundo fonte do Club-K, regressou recentemente de Angola, e vive na centralidade do Kilamba, em Luanda.

Segundo apurou o Club-K, a mulher mencionada pelas autoridades sul africanas é filha de imigrantes angolanos instalados na província noroeste da África do Sul, desde a década de 80. A mesma regressou a pouco tempo de Angola, onde vive na centralidade do Kilamba.

A pandemia de coronavírus 2019-2020 se espalhou para a África do Sul no início de março do corrente mês, conforme confirmado pelo Ministro da Saúde Zweli Mkhize.

Em 14 de março de 2020, havia um total de 38 casos confirmados e zero óbito. Este domingo, foi anunciado a existência de 63 casos. As autoridades sul africanas, anunciaram medidas de emergências dentre as quais o encerramento das escolas a partir do próximo dia 18 de Março. Algumas fronteiras serão igualmente encerradas temporariamente.

C/ Club-K

RelacionadoPostagens

Mais Vistas

Newsletter | INFORMATIVO ANGOLANO

Digite seu endereço de e-mail para assinar este Portal e receber notificações de novas postagens por e-mail.

%d bloggers like this: