Skip to content Skip to footer

Cláudio Dias Cassule: “O ambiente de privações foi motivação para me destacar academicamente”

Empreendedorismo- Cláudio Dias Cassule: “O ambiente de privações foi motivação para me destacar academicamente”

Jovem da Samba fez das dificuldades financeiras a mola propulsora de uma carreira brilhante na área da Informática e Telecomunicações.

Cláudio Ambrósio Dias Cassule nasceu a 21 de Fevereiro de 1991, em Luanda, na Samba, bairro Cerâmica. É filho de Henriques Jungo Cassule e de Catarina Ventura Dias.

A vida de Cláudio é marcada por uma infância extremamente difícil, repleta de adversidades e de escassez. “Desde cedo, enfrentei a dura realidade de não ter comida suficiente em casa. Para ajudar os meus pais a garantir o sustento básico, eu e os meus irmãos fomos obrigados a “zungar” água fresca e outras pequenas porções de produtos, desbravando as zonas do Zamba 2, Praça da Cerâmica na Samba, Praça dos Kibalas, Praça do Xabá, ou seja, superando os desafios diários nos anos 1900”.

Cláudio vivia com os pais numa casinha de dois quartos, sem quintal nem quarto de banho, com necessidade de usar o quarto de banho dos vizinhos, o que, para sua família, “era uma situação difícil de enfrentar”.

A mãe de Cláudio era uma guerreira incansável, embora com uma saúde limitada, percorria longas distâncias a pé do bairro Cerâmica da Samba até ao antigo mercado do Rocha Pinto em busca de pequenas porções de alimentos para vender. Cláudio e os irmãos auxiliavam na venda, na praça da Cerâmica.

“Enquanto isso, o meu pai enfrentava as suas próprias batalhas, ele buscava meios de sustento procurando “biscatos” que envolviam o transporte de objectos para outras pessoas”, recorda com tristeza. “Embora estas tarefas fossem muito cansativas e mal remuneradas, ele fazia tudo o que estava ao seu alcance para garantir algum dinheiro para as necessidades básicas da família. Muitas vezes, os pagamentos eram escassos e apenas suficientes para cobrir a única refeição do dia”.

A situação alimentar precária que afectava a sua família teve várias consequências dolorosas, recorda. “O meu irmão mais novo desmaiou de fome, o que levou ao seu internamento hospitalar e essa situação trouxe à tona a cruel realidade enfrentada pela minha família devido ao desemprego do meu pai”. A falta de recursos básicos, como alimentação adequada e cuidados médicos, tornou-se uma constante na vida da família de Cláudio, que também teve de lidar com os obstáculos financeiros que surgiam no seu caminho educacional. “Inúmeras vezes fui enxotado da sala de aula, pois a minha família não possuía meios financeiros para garantir o pagamento das propinas. Mas isso não me impediu de perseguir o meu sonho de obter conhecimento e educação”.

Cláudio também teve de lidar com um ambiente turbulento e altos índices de criminalidade no bairro. “Infelizmente, muitos dos meus amigos de infância acabaram por enveredar por caminhos errados, o que culminou no desaparecimento físico de vários”.

Apesar das circunstâncias desfavoráveis, a determinação de Cláudio em buscar conhecimento e melhorar a sua situação nunca enfraqueceu. “Eu sempre me destaquei como um estudante exemplar, dedicando-me aos estudos e obtendo boas notas. O ambiente de privações que vivi em casa foi uma motivação para me destacar academicamente”.

A paixão pelas telecomunicações foi sempre evidente em Cláudio e por esta razão concluiu o Ensino Médio nessa área. “Essa conquista foi um marco significativo na minha trajectória, pois representou um passo importante em direcção a um futuro promissor. Eu não me contentei com uma formação média, mas busquei desafios maiores e a minha determinação levou-me a ingressar na Universidade, mesmo com os poucos recursos dos meus pais, e licenciei-me em Engenharia Informática e Telecomunicações”.

Após a Faculdade, Cláudio estagiou na principal provedora de serviços de telecomunicações de Angola e aí adquiriu experiência profissional na área de Redes de Telecomunicações. Além disso, Cláudio trabalhava numa instituição cuja missão era transformar jovens em empreendedores e inovadores. “Nesta instituição, fui mentor de carreira e consultor académico de jovens que tiveram bons resultados e hoje ingressaram no ensino superior na Índia, França e outros mergulharam no empreendedorismo”.

Por causa dessa vocação e por ter um forte desejo de actuar como instrutor, Cláudio concluiu a pós-graduação em “Agregação Pedagógica para Docentes Universitários”, com classificação excelente. “A minha formação é um testemunho vivo da minha vontade inabalável de construir um futuro melhor para mim e para a minha família”, destaca.

Cláudio Dias Cassule é Engenheiro de Redes numa instituição internacional. “Nessa instituição, trabalho na implementação, configuração, diagnóstico de activos de redes, suporte a usuários finais e gestão de infra-estruturas de redes”. Cláudio já formou mais de 50 estudantes e já deu palestras em cerca de 20 instituições. Até hoje, ele já conta com mais de 40 formações concluídas de forma autónoma é o mentor de mais de 20 jovens.

Cláudio criou a “Comunidade Cláudio Dias” onde tem partilhado conhecimentos com outros profissionais do sector e tem dado mentoria e consultorias de forma gratuita.

Deste 2020, Cláudio trabalha num projecto que considera “O Projecto da Sua Vida”, o “Programa de Mentoria em Engenharia de Redes (PROMER)”, que projecta lançar em 2024.

Leave a comment