Ir para o conteúdo principal

· 3 min de leitura

Receitas tributárias atingem 17 mil milhões de kwanzas na quarta Região

Imagem de arquivo da publicação original.
Imagem de arquivo recuperada dos ficheiros da publicação original.
Compartilhe

Inspire alguém com esta leitura.

O Informativo Angolano soube que, pouco mais de 17 mil milhões de kwanzas foram arrecadados com o pagamento de impostos, de Janeiro até Março deste ano, pela Administração Geral Tributária (AGT), a nível da 4ª Região Tributária do país, mais 7 mil milhões do que em 2018, sou.

Receitas tributárias atingem 17 mil milhões de kwanzas na quarta Região

Falando a jornalistas, no Lobito, a directora da 4ª Região Tributária, Nara Júnior, afirmou que, no primeiro trimestre de 2019, a arrecadação de receitas alcançou um superávit de 74 porcento em relação ao período homólogo do ano passado, em que tinham sido arrecadados 10 mil milhões de kwanzas nesta zona.

Sublinhando o crescimento das receitas nesta Região Tributária, que corresponde as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul e do Huambo, Nara Júnior explicou que este ano, até Março, o montante arrecadado esteve acima da previsão para este período de 2019.

Referindo-se ao nível de arrecadação por repartições fiscais, apontou que a repartição do Lobito, com mil contribuintes controlados, é a que mais arrecada para os cofres do Estado, seguindo-se a de Benguela, Huambo e do Sumbe, na província do Cuanza Sul.

Conteúdo Relacionado:

Receitas fiscais sobem para 1.810 mil milhões de kwanzas em quatro meses

A título de exemplo, avançou que as repartições do Lobito e de Benguela, na mesma província, encaixaram, respectivamente, três mil milhões e 672 mil kwanzas e três mil milhões e 208 mil no primeiro trimestre de 2019, sendo que a província do Huambo cobrou dois mil milhões e 173 milhões.

Ainda acrescentou que o Imposto de Selo (IS) representava a maior parte da receita arrecadada pela Administração Geral Tributária na 4ª Região, assim como o Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT) e o Imposto de Consumo (IC).

Questionada sobre o Imposto Predial Urbano (IPU), a responsável diz ter contribuído com 572 milhões de kwanzas para o exercício de 2019 e ressaltou que há margem para o crescimento deste imposto, quer na sua modalidade de renda ou propriedade, dada a sua base muito alargada. “Nasce um prédio e logo a seguir podemos cobrar o IPU”.

Ainda assim, Nara Júnior falou da necessidade de haver cada vez mais sensibilização e palestras aos contribuintes, nomeadamente sobre o processo de cadastro e as vantagens de se ter os imóveis inscritos.

Relativamente a fuga ao fisco, avançou que este fenómeno verifica-se em quase todos os impostos, embora em alguns com maior índice, como é o caso do imposto de rendimento, onde nem sempre se declara com transparência aquilo que é realizado, como atestou a fonte.

“Temos notado algumas discrepâncias frequentes naquilo que são os proveitos declarados”, salientou, notando que, às vezes, os contribuintes declaram um valor de imposto de selo diferente do imposto industrial e que, por isso, a AGT tem estado a trabalhar no combate a esta prática para, desta forma, reduzir os níveis de erosão da receita não petrolífera.

Com pouco mais de três mil contribuintes, a 4ª Região Tributária tem 17 repartições fiscais, quatro delegações aduaneiras e igual número de postos de atendimento fiscal, distribuídos entre as províncias de Benguela (cujo município do Lobito é a sede regional), Bié, Cuanza Sul e Huambo.

Perfil do autor

informativo Angolano

Todos os artigos →

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *