Skip to content Skip to footer

Titulares de cargos públicos devem declarar os seus bens até ao dia 22 de Abril

Os titulares de cargos políticos, titulares de cargos de direcção e chefia e demais gestores públicos, incluindo de empresas públicas e empresas de domínio públicos,são obrigados, até segunda-feira, 22 de Abril, a remeterem à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) ou ao Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) as declarações de interesses, de bens e de rendimentos e de imparcialidade, confidencialidade e independência, conforme o caso.

Titulares de cargos públicos

Titulares de cargos públicos devem declarar os seus bens.

Numa circular de carácter “urgente”, que o Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) emitiu a 29 de Março de 2019, lê-se que “os órgãos máximos da Entidades Públicas Contratantes devem exigir o preenchimento da Declaração de Bens e Rendimentos dos seus funcionários públicos, agentes administrativos, pessoal contratado e trabalhadores envolvidos na formação e execução dos contratos públicos”.

A medida abrange os técnicos encarregues pela elaboração de peças e outros documentos do procedimento, membros da comissão de avaliação e técnicos encarregues pela gestão e execução do contrato. Aquando da sua nomeação, aos membros da comissão de avaliação é também exigido o preenchimento da “Declaração de Imparcialidade, Confidencialidade e Independência” na formação e execução dos contratos públicos.

Esta imposição, assinada pela directora-geral do SNCP, Rosária Dias dos Santos Filipe, quer dar cumprimento imediato ao Decreto Presidencial n.º 319, de 31 de Dezembro de 2018, e vem encorajar os órgãos da estrutura central, local e serviços superintendidos pelo Ministério das Finanças para o cumprimento das disposições constantes do mencionado diploma, até 22 de Abril. O SNCP é o órgão do Estado, tutelado pelo Ministério das Finanças, responsável pela regulação e supervisão da contratação pública.

 

Fonte: Jornal de Angola.

Leave a comment

0.0/5