Skip to content Skip to footer

“Nandó” suspeito de levar gerador da Assembleia

Notícias de Angola – “Nandó” suspeito de levar gerador da Assembleia Nacional

Estão a ser identificados nos discursos de trabalhadores das antigas instalações da Assembleia Nacional, reclamações segundo as quais, o Presidente do parlamento, Fernando da Piedade dos Santos “Nandó” terá ficado com dois geradores de energia que se encontravam nas antiga sede, na rua primeiro congresso do MPLA.

FUNCIONÁRIOS TEMEM  NÃO VOLTAR A VER  OS APARELHOS 

Segundo fonte do Club-K, os trabalhadores do parlamento temem que os dois geradores já não voltem para as antigas instalações da Assembleia Nacional, uma vez que já concorrem insistentes relatos de que foram transportados para uma fazenda na província do Uíge, atribuída aos interesses de “Nandó”.

“O Presidente “Nandó” não tinha necessidade de fazer isso”, lamenta a fonte explicando que está transgressão para além de causar um vazio no patrimônio da Assembleia Nacional, provocou um mal precedente porque ao verem os dois geradores a serem levados, os próprios guardas do edifício parlamentar terão também arrancado os ar condicionados e quadros de parede do imóvel levando-os para as suas casas.

Os deputados angolanos deixaram as antigas instalações da Assembleia Nacional em 2015, quando se mudaram para um novo edifício de raiz que custou 185 milhões de dólares aos cofres do Estado.

Desde a mudança para a nova sede, as antigas instalações do parlamento tem sido objeto de controversa quanto ao seu destino. Há certa altura especulou-se que seria transformado em salas de cinema para José Paulino Eduardo dos Santos “Coreon-Dú”, filho do antigo Presidente da República.

Em 2017, a Fundação Sindika Dokolo, pertencente ao malogrado esposo de Isabel dos Santos, foi citado como a instituição a quem as autoridades angolanas tencionam transferir a gestão deste antigo edifício da Assembleia Nacional, para desenvolver atividades culturais.

Uma semana antes de deixar o poder, o então Presidente Eduardo dos Santos havia criado através de um despacho presidencial, uma comissão multissectorial para a implementação do projecto de transformação deste antigo edifício da Assembleia Nacional, para Palácio da Música e do Teatro.

Deste então nunca mais houve informação sobre o assunto. Também não se sabe João Gonçalves Manuel Lourenço anulou este diploma que justificava a necessidade de se atribuir uma utilidade de natureza social e cultural a este edifício com vista ao melhor aproveitamento da sua componente arquitectónica e histórica.

PARLAMENTO ALEGA TENTATIVA DE ATINGIR A FIGURA DO SEU LÍDER

A Direcção da Administração Parlamentar tomou conhecimento com estupefacção de informações claramente falsas e difamatórias postas a circular no portal Club-K , referentes a figura do Presidente da Assembleia Nacional , e vem , por este facto , desmenti-las categoricamente.

Este tipo de manobras não passam de mais uma vã tentativa de atingir a figura de um líder parlamentar comprometido com o reforço e consolidação da democracia e o patriotismo.

A Direcção da Administração parlamentar apela à sociedade a demarcar-se deste tipo de postura – de ataques pessoais – alheia aos bons costumes da cultura angolana .

Luanda , 06 de Julho de 2021

Pela Direcção da Administração Parlamentar

Fonte: Club-K

Leave a comment

0.0/5