Skip to content Skip to footer

MAKA GRANDE: JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS ESTAVA ILEGAL EM ESPANHA


EM DESTAQUE – MAKA GRANDE: JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS ESTAVA ILEGAL EM ESPANHA

Em Barcelona, as autoridades angolanas alegam que Ana Paula dos Santos é a  viúva de Eduardo dos Santos e que aguardam pelo corpo em Luanda. Alegam ainda que como ex-Presidente,  José Eduardo dos Santos gozava de um estatuto diplomático e que  o mesmo estava nesse país a custa do governo de Angola.  O “balde de água” caiu quando o Juiz veio a descobrir que José Eduardo dos Santos, estava ilegal em Espanha.  Entrava de facto  com passaporte diplomático (não requer  visto de estrada) mas tendo excedido o tempo que lhe era permitido  não solicitou o visto para permanência naquele país, ficando assim ilegal no país em questão.

O reivindicação de que José Eduardo dos Santos gozava de estatuto diplomático (em Angola e não em Espanha), está perder  força. O governo angolano nunca comunicou a sua congênere Espanhola que tinha nesse território, um  ex-Presidente e que o mesmo  requeria   de um  estatuto diplomático. Se o governo de Angola  tivesse comunicado sobre o estatuto diplomático de JES, a  residência do antigo estadista ,   em  Barcelona, seria considerada uma  extensão do “Estado angolano”, e as viaturas que o transportavam seriam de matriculas  diplomáticas. JES, andava de taxi, ou UBER.

O Juiz quer  perceber   como é que Angola manda um seu ex-Presidente para Espanha e a sua Embaixada em Madrid  não o  ajudou a tratar da prorrogação da sua permanência  temporária.  Espanha reconhece que JES,   entrou e saiu duas vezes do    território mas as autoridades locais fizeram  vista grossa da sua condição de ilegal.

O governo angolano  alega que a residência permanente  de José Eduardo dos Santos, é em  Luanda. Porém, ficou provado em tribunal que durante os três anos que se fixou em Espanha, o antigo Chefe de Estado apenas se ausentou deste pais,  duas vezes.  Saiu uma vez para ir  ao  Dubai ver uma das filhas que perdeu o esposo, e outra vez que foi a Luanda, assistir ao  pedido de noivado do filho. Desde que esta em Espanha, JES  ausentou-se  apenas por 10 meses contando   com a idade ao Dubai e a Luanda.   JES, nunca saiu de Espanha para ir tratar de outro assunto que não fosse familiar.

No entender das autoridades espanholas tudo indica que a “residência preferencial” do  malogrado cidadão era mesmo Barcelona.  Se Luanda, comunicasse Madrid que ele estava a viajar para Espanha como  entidade diplomática, o Juiz entregaria o corpo ao Estado angolano, que o enviou para ai. JES foi para Espanha por decisão própria.

Estava “ilegal” mas mesmo assim, a justiça  espanhola  não pode entregar o seu corpo para   uma terceira parte porque JES era pai de filhos europeus, o que quer dizer que por algum motivo dispensou o seu palácio em Angola para ir ficar com os filhos exilados. Os filhos  “Europeus” de JES, entraram para Europa com passaportes diplomáticos mas depois tiveram de recorrer ao europeu, depois de as autoridades angolanas se terem recusado em renovar os seus documentos de viagem. Dois com passaportes portugueses (Tchizé e Coreon Dú), uma com passaporte russo (Isabel).

A justiça espanhola admite que JES teve problemas políticos em Angola, uma vez que nem sequer requereram estatuto diplomático para o mesmo junto ao governo de Espanha, e tendo tais problemas refugiou-se  ao lado dos filhos europeus. Se estava com estes, então era sua vontade de permanecer ao lado destes.  A justiça esta perto de entregar o corpo a uma parte da familia. Contudo, os outros filhos do casamento com Ana Paula, entraram com uma outra reclamação nesta segunda-feira (18) alegando que têm direitos e que  desejam  que o corpo do seu pai fosse já enterrado estes dias em Angola.

A viúva Ana Paula dos Santos adquiriu a poucos anos  nacionalidade portuguesa e passou para os filhos, Danilo, Breno, Joseane.

Conclusão

É o Estado angolano a ser julgado em tribunal espanhol,  nos termos da sua “negligencia”  quanto ao tratamento ao seu antigo Chefe de Estado.

JOSÉ GAMA

Leave a comment

0.0/5