O Informativo Angolano soube que, o Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira um programa que visa incentivar e apoiar, anualmente, a formação pós graduada de 300 licenciados angolanos nas melhores universidades do mundo.

governo vai disponibilizar bolsas
Informativo Angolano | melhores universidades

Governo vai disponibilizar bolsas

Segundo o comunicado de imprensa da I sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o programa deverá beneficiar licenciados com elevado desempenho académico, através da atribuição de bolsa de estudo de mérito nas melhores universidades mundiais.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo esclareceu que a medida visa dotar o país de quadros formados nas melhores universidades mundiais.

Salientou que o programa, a ser implementado até 2022, priorizará a formação nos domínios das engenharias, tecnologias e ciências médicas nas melhores universidades.

Contempla cidadãos nacionais bolseiros no exterior do país a fazer formação, sem que sejam obrigados a novos teste de admissão. Disse que os candidatos serão seleccionados por jurados idóneos, mediante critérios transparentes, podendo ser composto por nacionais e estrangeiros.

Os beneficiários serão submetidos a testes de conhecimentos e deverão assumir um compromisso que os obrigue a regressar ao país depois da formação. Maria do Rosário Bragança Sambo disse que o programa prevê uma verba anal de 11 mil milhões e kwanzas, bem como um milhão de dólares para apoiar acções de investigação científica.

Admitiu a possibilidade de começar a ser implementado a partir do próximo ano, uma vez que o OGE corrente não prever tais despesas.

 

Também pode ler: Funcionários bancários em julgamento por apropriação de cartões multicaixa

Write A Comment