Skip to content Skip to footer

Gerdina Didalewa é a pior Governadora de todos tempos no Cunene

Notícias de Angola – Gerdina Didalewa é a pior Governadora de todos tempos no Cunene

Ao seu pedido O jovem Ives do Espírito Santo Ndiholike Penehafo Nicásio, foi nomeado no passado 11 de Maio, para exercer o Cargo de Chefe dos Serviços Províncias da Provedoria de Justiça na Província do Cunene (Despacho n.o 0093/2022 de 11 de Maio).

O jovem Ives do Espírito Santo Ndiholike Penehafo Nicásio, foi nomeado no passado 11 de Maio, para exercer o Cargo de Chefe dos Serviços Províncias da Provedoria de Justiça na Província do Cunene (Despacho n.o 0093/2022 de 11 de Maio), nomeação esta que é de competência da Provedora da Justiça, nos termos da lei Orgânica da Provedoria de Justiça.

Tendo o mesmo submetido a uma formação de três semanas em Luanda, junto daquela Instituição e consequentemente a espera da tomada de posse, tudo parecia estar a correr bem, até ser surpreendido no passado dia 23 de Junho, numa Quinta feira, dia normal de formação, foi chamado pela Provedora no seu Gabinete sendo que a mesma recebeu outra proposta de nomeação da Sra. Governadora Provincial do Cunene “Gerdina Didalelwa” que o deixou espantado e indignado, no mesmo momento a Provedora ligou para a Sra. Governadora Provincial do Cunene, dizendo que já existia um despacho de nomeação sendo que a pessoa nomeada (Ives Nícásio) já estava em Luanda na formação e em exercícios de funções, como nos remete mais outra proposta Sra. Governadora Gerdina, questionou a Provedora de Justiça. A Governadora Gerdina respondeu que desconhecia o assunto, para todos efeitos a Provedora de Justiça enviou a Governadora o despacho de nomeação e a cópia do Bilhete do Sr Ives, a mesma salientou que não conhecia o jovem, o que realmente sabe sobre o mesmo, é que tem pouca experiência laboral, e muito novo daí que a Governadora Gerdina Didalelwa exigiu que o mesmo fosse exonerado e que prevalecesse a proposta ora enviada por ela.

É de referir que o Sr. Ives ora nomeado já estava a auferir o salário na provedoria mas ainda assim não foi poupado, porque de forma humilhante e arrogante a Provedora, mandou o jovem que parasse com a formação e consequentemente o exonerou conforme o pedido da Governadora Provincial do Cunene “Gerdina Didalelwa” e posterior mandou o mesmo sair da instituição, nem tiveram a petulância de pagar passagem para regressar a Província, sendo que o mesmo pediu passagem e a provedora se recusou a pagar a passagem de regresso.

Fundamentos da Governadora:

Como dizer desconhece da proposta de nomeação do jovem se foi um assunto levantado pelo Vice-Governador Provincial Apolo Ndinoulenga, governador em exercício, pelo então Provedor de Justiça Adjunto “Aguinaldo Guedes da Costa Cristóvão” quando da sua visita de trabalho no dia 4 de Maio do ano em curso.

Por incompatibilidade de funções foi orientado Sr. Frederico pelo Vice- Governador, e pelo Provedor de Justiça Adjunto a tarefa de seleccionar candidatos, para nomeação do Cargo de representante da Provedoria de Justiça

a nível da Província, candidaturas estas levadas pelo Provedor Adjunto sendo que uma das quais foi do Sr. Ives Nicásio.

Será que e mesmo falta de experiência de trabalho um jovem funcionário publico do Ministério da Justiça, que exerce suas funções desde 2010, Advogado, com outras valências profissionais que muitos de nós conhecemos, jovem bastante prudente calmo, humilde e filho da terra de 33 anos de idade.

Se foram seleccionadas vários candidaturas que culpa o mesmo tem de ser escolhido?

Quem é a Governadora para falar do nepotismo? Num passado recente propôs mais uma vez o seu sobrinho Leonardo Vaz e afastando o Ovídio Pahula, como candidato a Deputado, tendo ainda influenciado a sua filha Tatiana e a do Vice Governador Apólo Ndinoulenga a entrarem no ultimo concurso da AGT e com tudo a filha da Governadora nem trabalha no Cunene, entre outras praticas vergonhosas e ilícitas que muitos de nós conhecemos.

Lito Deputado para o Lil Pasta News

Leave a comment

0.0/5