Skip to content Skip to footer

Donald Trump pediu ajuda do presidente da China para se reeleger em 2020

Mundo – Donald Trump pediu ajuda do presidente da China para se reeleger em 2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pediu ajuda ao presidente da China Xi Jinping, nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020. Para isso, o republicano pediu ao líder chinês que comprasse produtos agrícolas de fazendeiros dos EUA.

Esse é um dos trechos do livro que deve ser publicado nos próximos dias pelo ex-assessor de Segurança Nacional dos EUA John Bolton, divulgados nesta quarta-feira (17) por veículos de imprensa norte-americanos como “The Washington Post”, “The New York Times” e a agência Associated Press.

O pedido, segundo Bolton, ocorreu em junho de 2019, na reunião do G20 no Japão.

Primeiro, Xi teria reclamado sobre os ataques feitos por autoridades dos EUA à China, e Trump respondeu que essas hostilidades partiam do Partido Democrata, de oposição.

De acordo com a imprensa norte-americana, o livro inclui trechos que mostram a inabilidade de Trump em conhecimentos sobre outros países, inclusive aliados. Por exemplo, o presidente chegou a perguntar se a Finlândia — país independente — fazia parte da Rússia. E, segundo Bolton, o republicano ficou surpreso ao saber que o Reino Unido é uma potência nuclear.

A publicação também inclui uma menção feita por Trump de que uma invasão à Venezuela seria “uma boa” e disse que via o país sul-americano “realmente como parte dos Estados Unidos”.

No ano passado, o presidente dos EUA disse repetidas vezes que “todas as opções estavam à mesa” sobre a crise no governo venezuelano gerada pelo impasse entre o regime de Nicolás Maduro — inimigo da Casa Branca — e a oposição liderada por Juan Guaidó, que obteve apoio dos EUA.

Leave a comment

0.0/5