Skip to content Skip to footer

Dinheiro disponibilizado para financiar campanha política chega para construir mais de 400 salas de aulas

Notícias  de Angola – Dinheiro disponibilizado para financiar campanha política chega para construir mais de 400 salas de aulas – MEA

Mais de 400 salas de aulas construídas e mais 19 mil crianças no sistema de ensino é o quanto daria fazer com os valores disponibilizados pelo Estado às formações políticas para as respectivas campanhas políticas dos Partidos e coligação de partidos visando às eleições de 24 de Agosto próximo.

A constatação é do Movimento dos Estudantes Angolanos, através de um relatório que o Correio da Kianda teve acesso no sábado, 23 de Julho de 2022.

O relatório do MEA refere que o valor de mais de mil milhão de Kwanzas disponibilizado aos partidos MPLA, UNITA, CASA-CE, FNLA, PRS, APN, P.NJANGO e PHA, daria para construir 72 escolas de seis salas de aulas cada para o ensino primário, perfazendo um total de 432 salas de aulas.

Cálculos feitos pelo MEA revelam que o valor que cada formação política recebeu daria para construir nove escolas de seis salas cada. Multiplicando por oito, o número de partidos e coligação de partidos que concorrem às eleições totaliza 72 escolas. Se todas as escolas tiverem o mesmo número de salas o total será de 432 salas de aulas, para 19 mil novos alunos no ensino primário.

No documento o MEA explica que como uma organização da Sociedade Civil, é a favor do financiamento da democracia pelo Estado. Entretanto, “defendemos igualmente, que a educação e o ensino são os elementos-chaves para a existência da democracia. Logo não é possível existir democracia sem educação”, remata.

“A agremiação que defende interesse dos estudantes afirma que a força, persistência e lobby que os partidos políticos e coligação de partidos políticos na oposição têm demonstrado para o aumento igual ou superior ao valor proposto para campanha eleitoral, seria o mesmo na altura da discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado, fundamentalmente a verba ligada a educação”, lê-se no documento.

“O MEA, opõe—se veementemente a esta escumilha política e assume uma oposição declarada pois, entendemos que investimento na educação e ciência é um factor inequívoco de desenvolvimento de Angola”.

Acrescenta ainda dizendo que o MEA acredita “piamente no desenvolvimento sustentável do país com um investimento sério na educação e não com políticos egocêntricos e insensíveis”.

O relatório de cerca de três paginas, conclui que o gostariam que este valor disponibilizado aos partidos políticos nesta época de campanha eleitoral, tivesse algum impacto directo na vida dos estudantes angolanos. “Mas parece que isso não passa de uma mera fertilidade imaginária, provocando um mero exercício quimérico”.

C/ Correio Kianda

Leave a comment

0.0/5