Skip to content Skip to footer

Depois de várias polémicas: TAAG substitui PCA que ganhava mais do que 60 deputados

Notícias de Angola – Depois de várias polémicas: TAAG substitui PCA que ganhava mais do que 60 deputados

O Estado angolano decidiu mudar a gestão da companhia aérea TAAG, escolhendo António dos Santos Domingos para presidente do conselho de administração e Nelson de Oliveira, que regressa à “casa” onde trabalhou 38 anos, para presidente executivo.

A alteração foi formalizada numa assembleia geral extraordinária da companhia, que tem como acionistas o Instituto de Activos e Participações do Estado (50%), a Empresa Nacional de Navegação Aérea (40%) e o Fundo Social dos Funcionários e Trabalhadores do Setor dos Transportes (10%).

Segundo um comunicado do Ministério dos Transportes (Mintrans), a tutela realizou “um extenso e criterioso processo de procura e de selecção”, para escolher os novos gestores, com vista a “responder à necessidade de um maior e mais robusto alinhamento do processo de recuperação da companhia aérea iniciado em 2021”.

A transportadora angolana era gerida pelo espanhol Eduardo Soria, que assumiu o cargo de presidente executivo em Outubro de 2021, e com um salário superior ao que ganham 60 deputados angolanos juntos, tendo Ana Major a presidir ao conselho de administração.

Os dois últimos anos foram marcados por conflitualidade laboral na empresa, que atravessa um período de reestruturação e um acumular de queixas dos passageiros, descontentes com os frequentes atrasos e cancelamentos de voos da companhia.

Mas também pelo regresso aos lucros, com a TAAG a registar um resultado líquido de 460,1 milhões de kwanzas (cerca de 900 mil euros ao câmbio da altura), em 2022, após anos de prejuízos, reforço e abertura de novas rotas e aquisição de aeronaves.

Leave a comment