Skip to content Skip to footer

Camarafu empresa do general Kopelipa deixa de fornecer logística aos órgãos de defesa e segurança

Notícias de Angola – Camarafu empresa do general Kopelipa deixa de fornecer logística aos órgãos de defesa e segurança

Camarafu, empresa detida maioritariamente pelo general Hélder Vieira Dias “ Kopelipa”, acaba de perder o contrato de abastecimento, em regime de exclusividade, de bens alimentares e outros ao Ministério de Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e às Forças Armadas Angolanas.

O contrato da Camarafu com o MINDENVP e FAA contemplava o fornecimento de mais de 500 itens de bens alimentares e outros, nomeadamente, papel higiénico, pastas dentífricas, etc.

Assinado quando exercia o cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente José Eduardo dos Santos, o contrato, que não passou pelo crivo do concurso público, rendia à Camarafu uma facturação anual na ordem de 300 milhões de dólares.

Segundo soube o Correio Angolense, a Camarafu não será indemnizada pela rescisão unilateral do contrato.

A “rasteira” que a Camafaru acaba de sofrer coincide com o momento em que o general Kopelipa, seu principal accionista, já foi constituído arguido num processo em que a Procuradoria Geral da República o acusa de uma imensidão de crimes, nomeadamente, peculato, fraude, associação criminosa, falsificação de documentos e tráfico de influência.

Os putativos crimes teriam sido praticados quando o general Kopelipa acumulava a chefia da Casa de Segurança de José Eduardo dos Santos com a de director do poderoso Gabinete de Reconstrução Nacional, um apêndice da Presidência da República que geria os mais de 20 biliões de dólares que a China emprestou ao nosso país para se reerguer dos escombros da guerra, escreveu o Correio Angolense.

C/ Lil Pasta News

Leave a comment

0.0/5