Sonangol/Eni: Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália

Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália

Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália
Presidente da Itália: Sergio Matarella | Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália

O Presidente João Lourenço recebeu hoje o seu homólogo italiano Sergio Matarella, no que é a primeira visita de um chefe de Estado de Itália a Angola, países com fortes relações empresariais no domínio petrolífero entre a Sonangol e a ENI.

Depois do encontro à porta fechada os dois chefes de Estado discursaram no Jardim do Palácio da Cidade Alta, João Lourenço mostrou a sua “satisfação” pelo facto de esta ser a primeira visita a Angola de um Presidente da República de Itália, que foi o primeiro país europeu a reconhecer a independência de Angola.

Angola e a Itália tem as relações económicas desde 1980 sobretudo no domínio do petróleo, com a parceria entre as petrolíferas ENI e a Sonangol, que exploram vários blocos em águas profundas no ‘offshore’ angolano, com prespectivas para explorar também o gás natural.

João Lourenço, Presidente de Angola 06/02/2019  Ouvir

No seu discurso João Lourenço destacou que “o nível de amizade e cooperação é bom, mas pode ser melhorado, sobretudo a nível económico e convidou outras empresas italianas, além da Eni, a investirem em Angola”e vice versa.

João Lourenço defendeu ainda a promoção, relançamento e a dinamização da cooperação económica, bem como o intercâmbio empresarial com base no respeito mútuo, na igualdade e na reciprocidade de vantagens, em domínios prioritários como a diversificação da economia angolana, particularmente nos sectores da agricultura, energia e águas, indústria transformadora, turismo, transporte e infraestruturas.

João Lourenço destacou ainda a cooperação na área da Defesa, com o fornecimento de helicópteros AGUSTA e o equipamento dos Centros de Coordenação Marítima, ainda por executar, como parte do mais amplo Projecto Kalunga de vigilância marítima e protecção da nossa costa e águas territoriais.

Sérgio Matarella, convidou João Lourenço a visitar Itália e elogiou o incremento da “cooperação económica…e ambos achamos que existem mais e novas oportunidades de colaboração entre empresas angolanas e empresas ialianas em vários sectores, nomeadamente agro-alimentar, infraestruturas, energia…e defendeu o Acordo de Memorando de Entendimento rubricado esta quarta-feira (6/02) que torna ainda mais intensos os laços de colaboração, que queremos alargar ao sector turístico”.

Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália
Presidente de Angola: João Lourenço | Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália

Trata-se de um Memorando rubricado entre o Ministério das Finanças da República de Angola e a Caixa de Depósitos e Empréstimos da República Italiana, um instrumento destinado a promover e apoiar as empresas italianas na realização de negócios e investimentos em Angola e de empresas angolanas em Itália, abrindo novas perspectivas para o estabelecimento de parcerias em sectores de interesse comum.

 

Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália

Amanhã, quinta-feira (07/02) o Presidente Sergio Matarella e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Enzo Moavero Milanesi serão recebidos pelo presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”.A visita oficial de Sergio Mattarella, iniciou esta quarta-feira (6/02) com a deposição de uma coroa de flores no Memorial de Agostinho Neto e uma visita ao Hospital Divina Providência no leste de Luanda, bem como à Fortaleza de São Miguel, onde está instalado o Museu das Forças Armadas.

Em novembro de 2017, o primeiro-ministro italiano de então Paolo Gentiloni, foi o primeiro chefe de Estado de um Governo de um país ocidental a ser recebido em Luanda por João Lourenço, após a sua investidura como Presidente da República, a 26 de setembro de 2017.

0 Reviews

Write a Review