Mundo – OMS inverte postura em máscaras faciais com aumento de casos COVID-19
A OMS está agora aconselhando a todos a usar máscaras faciais em público quando não puderem praticar o distanciamento social, uma inversão de suas orientações anteriores sobre como impedir a propagação do coronavírus.
O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a mudança na sexta-feira, citando novas evidências que mostram máscaras faciais usadas por pessoas saudáveis podem ser “uma barreira para gotículas potencialmente infecciosas”, informou a BBC.
A OMS sempre aconselhou que as pessoas doentes e seus cuidadores usassem máscaras faciais médicas. A nova orientação aconselha pessoas saudáveis a usar máscaras faciais não médicas.
Os funcionários da OMS há meses mantêm firme que uma pessoa saudável obteria uma falsa sensação de segurança ao usar uma máscara e consumiria os suprimentos necessários para os profissionais médicos. Nova York já tem um mandato para que todos usem uma máscara facial se não puderem ficar a pelo menos um metro e meio de distância.
Novos estudos, no entanto, mostram que as pessoas podem ser altamente infecciosas nos poucos dias que antecedem os sintomas ou podem pegar o vírus e nunca apresentar sintomas.