Skip to content Skip to footer

Ministra espanhola quer dar 20 mil euros à todos os jovens aos 18 anos para que tenham “um futuro e oportunidades”

Mundo – Ministra espanhola quer dar 20 mil euros à todos os jovens aos 18 anos para que tenham “um futuro e oportunidades”

Yolanda Díaz, líder da plataforma de extrema-esquerda espanhola Somar e ministra espanhola do Trabalho, apresentou uma proposta polémica que iria garantir o pagamento de 20 mil euros a todos os cidadãos de Espanha que completem 18 anos, uma medida que custaria perto de 10 mil milhões de euros.

A proposta visa combater a desigualdade social, uma espécie de “herança automática e universal”, sublinhou a ministra, para garantir que os jovens “têm um futuro, independentemente do seu sobrenome”. “Trata-se de deixar que os jovens tenham um futuro e dar-lhes oportunidade de estudar ou de abrir um negócio, independentemente dos seus sobrenomes ou da sua família de origem”, referiu a também vice-presidente do Governo espanhol.

O financiamento da proposta seria feito através do aumento de impostos de cidadãos que recebem mais de 3 milhões de euros por ano – a “herança universal” iria beneficiar pelo menos 500 mil pessoas por ano.

Yolanda Díaz propôs assim um cheque de 20 mil euros a todos os jovens entre os 18 e 23 anos, que seriam acompanhados por uma rede de apoio administrativo para os ajudar a aplicar o valor em formação académica ou na abertura de um negócio. “Para que pudesse tornar-me uma inspetora do trabalho em Espanha, teria de estudar cinco anos. Eu só não sou inspetora porque sou filha de um casal da classe trabalhadora e nunca poderia permitir-me fazer isso. Esta é uma medida redistributiva que vai permitir aos jovens do nosso país ter um futuro, independentemente do seu sobrenome”, indicou.

Espanha vai enfrentar eleições legislativas a 23 de julho – segundo a última sondagem, o PP teria 31,4% dos votos e conseguiria entre 122 e 140 lugares no Congresso espanhol. O PSOE surge com 31,2% das intenções de voto, podendo eleger entre 115 e 135 deputados. O terceiro lugar seria para o Sumar, o projeto de uniões de esquerda encabeçado pela vice-primeira-ministra Yolanda Díaz, com 16,4% de votos e conseguiria 43 a 50 lugares.

Ministra Espanhola

Leave a comment