Sábado, outubro 24, 2020

Governo francês volta a decretar estado de emergência

Mundo – Governo francês volta a decretar estado de emergência a partir do dia 17 de outubro

O Governo francês decretou, esta quarta-feira, um novo período de estado de emergência de saúde pública, devido ao agravamento da pandemia no país.

“A pandemia da covid-19 constitui um desastre de saúde pública que, por causa das suas características e da sua gravidade, põe em risco a saúde da população”, refere o governo francês em comunicado.

“A declaração do estado de emergência justifica-se com a necessidade de serem adotadas medidas estritamente proporcionais aos riscos para a saúde pública”, acrescenta.

A medida foi aprovada esta quarta-feira e vai entrar em vigor a partir das 00h00 do dia 17 de outubro, dando assim às autoridades maiores poderes para impor novas medidas no âmbito da pandemia.

De realçar que o estado de emergência já tinha vigorado em França entre 23 de março e 10 de julho.

O primeiro-ministro francês acusa os cidadãos de terem relaxado demasiado. Macron apela à responsabilidade de cada um. Mas haverá multas de 1.500 euros para quem não cumprir o recolher obrigatório.

As falhas no combate à segunda onda

Esta terça-feira, foi conhecido um relatório preliminar pedido pelo Presidente Emmanuel Macron à gestão da pandemia. A equipa de cinco especialistas liderada por Didier Pittet indicou que houve “uma manifesta falta de antecipação, preparação e gestão” no que diz respeito aos aspetos relacionados com a saúde, reportou o jornal Le Figaro. Entre as principais falhas nas decisões tomadas nos últimos meses estão a disponibilidade das máscaras, a realização de testes de rastreio, a coordenação entre os vários agentes de saúde pública e a diminuição da importância dada às medidas de prevenção.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: