Terça-feira, setembro 29, 2020

Em apenas 15 dias dez milhões de pessoas perderam o emprego nos EUA

Mundo – Em apenas 15 dias dez milhões de pessoas perderam o emprego nos EUA

O desemprego nos EUA atingiu proporções gigantescas, em apenas 15 dias,  dez milhões de pessoas perderam o emprego, afetando assim o crescimento da taxa de desemprego em meio da pandemia cobi-19. Economistas dizem que “nunca viram nada assim”.

No espaço de apenas duas semanas, o número de novos desempregados nos EUA é equivale a 10% da população Angolana. Um primeiro recorde foi batido na semana anterior, com uns impressionantes 3,2 milhões de novos pedidos de subsídio, e esta semana disparou outra vez mas para o dobro, com 6,6 milhões de pessoas a pedirem ajuda ao Estado por terem ficado sem trabalho.

Até dados recentes, os EUA tem população superior à 330 milhões de habitantes

Para termos uma noção mais clara da dimensão destes números, ajuda a comparação com o recorde antes desta pandemia tinha sido registado não durante a crise financeira global de 2008/2009 mas em 1982, com “apenas” 690 mil novos desempregados numa semana.

Os economistas nunca “viram nada assim” e há já quem receie os piores números de desemprego desde a Grande Depressão do século XX.

Ou seja, os números da semana passada são 10 vezes maiores do que esse recorde pré-pandemia, sendo que os da semana anterior que já eram impensáveis foram cinco vezes mais elevados.

O gráfico que o New York Times partilha esta quinta-feira mostra ainda melhor o “tsunami” no mercado laboral americano. A azul, lá em baixo, a evolução semanal desde 2004, incluindo a cinzento o período da recessão de 2008/2009. À direita, a laranja, os picos destas duas semanas.

Antes da pandemia, os EUA registavam cerca de 200 mil novos pedidos por semana há pelo menos um ano.

C/ Observador

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

Receba as últimas notícias

Assine nossa Newsletter Semanal

Seja notificado sobre novos artigos

%d bloggers like this: