Terça-feira, junho 2, 2020

Grupo Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018

Notícias de Angola – Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018

O Informativo Angolano soube que, as receitas arrecadadas pelo Grupo Sonangol em 2018 atingiram os 17, 7 Bilhões de dólares norte-americanos, revelou hoje o Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Carlos Saturnino. Do total do valor arrecado, 8,9 Bilhões são receitas provenientes da concessionária e a outra parte das empresas do Grupo Sonangol e das participadas.

Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018
Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018

 

Numa conferência de imprensa realizada hoje pela petrolífera angolana, no âmbito do seu 43º aniversário, o gestor disse que a empresa adotou, em 2018, uma política de redução de custos e poupou USD 1 mil 483 milhões, sendo mil milhões no Bloco 20 e 21, USD391.5 milhões no Navio Sonda, USD 14 milhões na empresa Odebres e USD 20 milhões na sociedade KCDA. Nestas poupanças não estão inclusas as reduções de USD 250 milhões que perderiam no Iraque.

Embora a empresa tenha atingido tais resultados positivos no ano transacto, tiveram impactos muito negativos a nível da logística, segundo os administradores, devido a desvalorização do Kwanza face ao Dólar norte-americano, altos custos de importação dos combustíveis e ausência de liquidez das empresas.

 

 

Em relação à desvalorização do Kwanza face ao Dólar, os gestores da Sonangol informaram que a empresa produz o combustível, a nível interno, a um preço alto em relação ao que vende. De igual modo, explicou que o impacto negativo tem a ver com o facto de a sociedade gastar muito dinheiro com a importação de combustíveis para suprir as necessidades internas do país a preços altos.

A companhia também tem perdido com a comercialização do Jet A1, que é produzido a um custo de 0.51 kwanza (AKz) e vendido a AKz 0.36. Essa realidade tem sido aproveitada pelas transportadoras aéreas internacionais que preferem abastecer em Angola a preço mais barato.

O Grupo Sonangol vai alienar empresas e participações que detém nalgumas sociedades.

Notícias de Angola:

Sonangol deixou de ser concessionária petrolífera

Sonangol e Seadrill criam empresa para gerir navios

Mais Vistas

Nenhum conteúdo disponível
x
%d bloggers like this: