Hello, AMP world.

Grupo Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018

fevereiro 26, 2019 4:53 pm

Notícias de Angola – Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018

O Informativo Angolano soube que, as receitas arrecadadas pelo Grupo Sonangol em 2018 atingiram os 17, 7 Bilhões de dólares norte-americanos, revelou hoje o Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Carlos Saturnino. Do total do valor arrecado, 8,9 Bilhões são receitas provenientes da concessionária e a outra parte das empresas do Grupo Sonangol e das participadas.

Sonangol arrecada mais de 17 bilhões de dólares em 2018

 

Numa conferência de imprensa realizada hoje pela petrolífera angolana, no âmbito do seu 43º aniversário, o gestor disse que a empresa adotou, em 2018, uma política de redução de custos e poupou USD 1 mil 483 milhões, sendo mil milhões no Bloco 20 e 21, USD391.5 milhões no Navio Sonda, USD 14 milhões na empresa Odebres e USD 20 milhões na sociedade KCDA. Nestas poupanças não estão inclusas as reduções de USD 250 milhões que perderiam no Iraque.

Embora a empresa tenha atingido tais resultados positivos no ano transacto, tiveram impactos muito negativos a nível da logística, segundo os administradores, devido a desvalorização do Kwanza face ao Dólar norte-americano, altos custos de importação dos combustíveis e ausência de liquidez das empresas.

 

 

Em relação à desvalorização do Kwanza face ao Dólar, os gestores da Sonangol informaram que a empresa produz o combustível, a nível interno, a um preço alto em relação ao que vende. De igual modo, explicou que o impacto negativo tem a ver com o facto de a sociedade gastar muito dinheiro com a importação de combustíveis para suprir as necessidades internas do país a preços altos.

A companhia também tem perdido com a comercialização do Jet A1, que é produzido a um custo de 0.51 kwanza (AKz) e vendido a AKz 0.36. Essa realidade tem sido aproveitada pelas transportadoras aéreas internacionais que preferem abastecer em Angola a preço mais barato.

O Grupo Sonangol vai alienar empresas e participações que detém nalgumas sociedades.

Notícias de Angola:

Sonangol deixou de ser concessionária petrolífera

Sonangol e Seadrill criam empresa para gerir navios

Share